Vantagens do outsourcing no Marketing Digital

A recente explosão de startups na era digital, levou nos últimos anos ao aparecimento de novas necessidades das empresas, com novos mercados e novas experiências de consumo, algumas totalmente online. Assim, os serviços de outsourcing no Marketing e Comunicação Digital surgiram como resposta natural às necessidades da maior parte das empresas, que não se podem dar ao luxo de ter o seu próprio departamento de Marketing com uma equipa altamente qualificada. Este recurso tornou-se muito popular entre empresas de todas as áreas e dimensões, pois permite-lhes acesso a equipamentos, tecnologias e know-how avançados a preços muito competitivos. A própria definição de outsourcing consiste em delegar algumas funções a uma empresa/equipa especializada, para aumentar a produção, ter acesso a melhores tecnologias e reduzir custos. Neste caso, existem várias vertentes do Marketing Digital que trazem outras vantagens às empresas: - Campanhas Online; E-mail Marketing; Vídeos Promocionais: potenciam as vendas. - Gestão de Redes Sociais; Website; Identidade Visual: potenciam a comunicação com potenciais clientes e até o customer service.

VANTAGENS Mas vamos analisar, ponto a ponto, algumas das vantagens críticas do outsourcing:

  • Libertação de recursos - ao nível humano, técnico e financeiro para as atividades críticas da empresa;

  • Visão "de fora" da organização permite um olhar crítico menos comprometido e mais independente;

  • Foco na satisfação das necessidades dos clientes

  • Acesso a recursos (tecnologias, processos, especialistas, etc.) não existentes dentro da organização;

  • Potência, não raras vezes, a reengenharia de processos;

  • Pode permitir o acesso às melhores práticas da indústria

  • Inspira muitas vezes o desenho de uma nova estrutura organizacional, mais flexível e adaptada ao atual contexto de mudança constante;

  • Conduz a uma utilização mais racional dos recursos, potenciando a eficiência da organização;

  • A empresa partilha parte dos riscos do negócio com um parceiro externo.


Ainda assim, existem neste momento, muitas empresas que optam pela contratação de um funcionário, para desempenhar todas as funções de uma equipa de Marketing Digital. Neste caso, o profissional deve ser munido com um orçamento que lhe permita subcontratar determinados recursos e equipamentos, uma vez que a mesma pessoa não poderá ser especialista em todas as ferramentas de marketing e dominar a captação e edição de imagem, ou muito menos executar todas as tarefas em prazos apertados.

DESVANTAGENS DE UM DEPARTAMENTO INTERNO

Existe assim, efetivamente, um acréscimo de custos diretos e indiretos com o aumento interno de funções, desde:

  • Custos com salários;

  • Custos com formação;

  • Despesas fiscais;

  • Custos com postos de trabalho, com aquisição de equipamentos e softwares;

  • Necessidade subcontratação de serviços (design, vídeo, programação)

MÉTODOS DE OUTSOURCING

Quando falamos de empresas de média e pequena dimensão, sobretudo, devemos ter em conta que existem vários métodos de outsourcing. Quais são os tipos e como tirar partido deles?

  • Tático: é uma simples subcontratação para executar uma tarefa específica e não tão essencial para uma empresa. Motivo: redução de custos

  • Estratégico: Em relacionamentos estáveis com fornecedores, são alianças estratégicas que se devem à natureza dependente entre a tarefa e outras funções na empresa. Utilizado para continuamente melhorar a qualidade ou capacidade da empresa.

  • Co Sourcing: Neste cenário, existe um projeto de parceria em que ambas as organizações compartilham as responsabilidades e riscos que existem na prestação do serviço.

  • In House: Quando uma empresa nacional contrata uma empresa estrangeira para fornecimento de produtos ou serviços. Normalmente, acontece quando a empresa estrangeira oferece menores custos de produção do que as nacionais.

  • Off Site: São os serviços executados e distribuídos diretamente nas instalações da empresa que presta o serviço.


Todo o empresário ou gestor deve considerar essa opção em, pelo menos, um processo dentro da sua empresa.

Não apenas pelos benefícios a nível financeiro, mas também porque leva à cooperação com outras empresas e aquisição de novas perspetivas.

Na era da transformação digital, o outsourcing de serviços de comunicação e marketing digital é definitivamente uma ferramenta poderosa de transformação de processos, imagem e organização empresarial.