top of page

Vale a pena anunciar no Google Ads? Vantagens e Desvantagens


Já todos estamos habituados a pesquisar no google quando procuramos informações acerca de uma empresa, produto ou solução para um problema em específico. E, claro, como já aqui dissemos, qualquer empresa teria todo o gosto em ser o primeiro resultado na lista de resultados da pesquisa acerca do produto que oferece. Ora, os primeiros resultados nessa pesquisa correspondem a anúncios do Google Ads (e são identificados como tal). Depois dos anúncios aparecem aqueles resultados que são identificados pelo algoritmo do Google como sendo os mais relevantes, os resultados orgânicos. O que define essa relevância são fatores como: o número de visitantes; duração da sessão na página; quantidade de ações que os utilizadores fazem na página (registo; compra; etc). Em relação a esse tema poderão encontrar toda a informação no nosso artigo acerca de Como gerar tráfego orgânico no Website. Tendo em conta a informação que é recolhida e analisada pelo Google, também é natural que os websites que já implementam boas campanhas no Google Ads há algum tempo também apareçam no topo da lista de resultados orgânicos, pois terão atingido um elevado número de visitantes e estes estarão satisfeitos e interagem regularmente no website. Como todos os negócios são diferentes e também os seus pontos de venda, preços e duração do serviço variam, um anúncio de Google Ads terá sempre um sentido e objetivos diferentes em cada caso.

Hoje vamos analisar algumas das vantagens e desvantagens de anunciar no Google Ads para a tua empresa.




O que é o Google Ads?

O Google Ads não é mais nem menos do que a ferramenta de publicidade online concebida pelo Google para atuar nas plataformas detidas pela empresa e parceiros. Através desta ferramenta, podes criar anúncios na internet, desde anúncios em pesquisas a anúncios de vídeos no youtube.

O Google Ads recolhe dados demográficos e comportamentais dos utilizadores que te ajudam segmentar o teu público alvo, conhecer o seu comportamento online a atingi-lo no momento certo com os teus anúncios. Antes de começar a anunciar no entanto é necessário preparar o processo de conversão de clientes (desde o registo no website à encomenda do produto), definir públicos-alvo, perceber o que eles pesquisam e otimizar o website ou landing page do anúncio.

Um website mal otimizado pode muito bem ser sinónimo de fracasso na campanha de anúncios. No sentido inverso, um website responsivo, intuitivo, com bons call-to-action (apelo à ação: compra, registo, etc.) e uma boa otimização para motores de pesquisa pode ser o ponto de partida para uma campanha de anúncios que gera retorno para a empresa.

Para saberes mais sobre a otimização de websites, consulta o nosso artigo A importância da Otimização de Website (SEO).

Para que servem os anúncios do Google Ads?

Um anúncio do Google Ads é, simplesmente, um anúncio de vídeo, pesquisa ou imagem que podemos configurar de forma a afetar determinadas pessoas, palavras-chave ou temas de conteúdos. Estes anúncios são a última ramificação de uma campanha, que pode conter vários grupos de anúncios, em que cada grupo pode conter vários anúncios. Estas ramificações permitem ao anunciante testar a performance isolada de determinadas palavras-chave, públicos-alvo, copywrite e até a própria landing page do anúncio. Sendo um sistema 100% pago, podemos definir orçamentos, custos máximos por clique ou conversão e outros parâmetros que permitem gerir orçamentos de forma mais eficiente.


Vantagens e desvantagens de anunciar no Google AdWords



Como já vimos em cima, o Google Ads divide-se fundamentalmente em duas redes: a rede de Pesquisa e a rede de Display.


A rede de Pesquisa, fornece anúncios em texto na rede de pesquisa do Google e os anunciantes podem fazer lances a partir de palavras-chave para segmentar os seus potenciais clientes. Estas são as chamadas campanhas Pay-Per-Click.


Já a Rede de Display do Google, oferece aos usuários anúncios visuais, como vídeos e imagens, tornando-a uma excelente opção para anunciantes que desejam distribuir marketing de conteúdo.


Principais vantagens de anunciar no Google Ads:

  • Alcance: mais de 3,5 biliões de pesquisas por dia.

  • Agendamento de anúncios: segmentação por dia e hora.

  • Segmentação por local: com base no país, estado, cidade ou CEP.

  • Segmentação por público: com base na idade, sexo e interesses.

  • Extensão de local: apresenta o endereço da