Vale a pena anunciar no Google Ads? Vantagens e Desvantagens


Já todos estamos habituados a pesquisar no google quando procuramos informações acerca de uma empresa, produto ou solução para um problema em específico. E, claro, como já aqui dissemos, qualquer empresa teria todo o gosto em ser o primeiro resultado na lista de resultados da pesquisa acerca do produto que oferece. Ora, os primeiros resultados nessa pesquisa correspondem a anúncios do Google Ads (e são identificados como tal). Depois dos anúncios aparecem aqueles resultados que são identificados pelo algoritmo do Google como sendo os mais relevantes, os resultados orgânicos. O que define essa relevância são fatores como: o número de visitantes; duração da sessão na página; quantidade de ações que os utilizadores fazem na página (registo; compra; etc). Em relação a esse tema poderão encontrar toda a informação no nosso artigo acerca de Como gerar tráfego orgânico no Website. Tendo em conta a informação que é recolhida e analisada pelo Google, também é natural que os websites que já implementam boas campanhas no Google Ads há algum tempo também apareçam no topo da lista de resultados orgânicos, pois terão atingido um elevado número de visitantes e estes estarão satisfeitos e interagem regularmente no website. Como todos os negócios são diferentes e também os seus pontos de venda, preços e duração do serviço variam, um anúncio de Google Ads terá sempre um sentido e objetivos diferentes em cada caso.

Hoje vamos analisar algumas das vantagens e desvantagens de anunciar no Google Ads para a tua empresa.




O que é o Google Ads?

O Google Ads não é mais nem menos do que a ferramenta de publicidade online concebida pelo Google para atuar nas plataformas detidas pela empresa e parceiros. Através desta ferramenta, podes criar anúncios na internet, desde anúncios em pesquisas a anúncios de vídeos no youtube.

O Google Ads recolhe dados demográficos e comportamentais dos utilizadores que te ajudam segmentar o teu público alvo, conhecer o seu comportamento online a atingi-lo no momento certo com os teus anúncios. Antes de começar a anunciar no entanto é necessário preparar o processo de conversão de clientes (desde o registo no website à encomenda do produto), definir públicos-alvo, perceber o que eles pesquisam e otimizar o website ou landing page do anúncio.

Um website mal otimizado pode muito bem ser sinónimo de fracasso na campanha de anúncios. No sentido inverso, um website responsivo, intuitivo, com bons call-to-action (apelo à ação: compra, registo, etc.) e uma boa otimização para motores de pesquisa pode ser o ponto de partida para uma campanha de anúncios que gera retorno para a empresa.

Para saberes mais sobre a otimização de websites, consulta o nosso artigo A importância da Otimização de Website (SEO).

Para que servem os anúncios do Google Ads?

Um anúncio do Google Ads é, simplesmente, um anúncio de vídeo, pesquisa ou imagem que podemos configurar de forma a afetar determinadas pessoas, palavras-chave ou temas de conteúdos. Estes anúncios são a última ramificação de uma campanha, que pode conter vários grupos de anúncios, em que cada grupo pode conter vários anúncios. Estas ramificações permitem ao anunciante testar a performance isolada de determinadas palavras-chave, públicos-alvo, copywrite e até a própria landing page do anúncio. Sendo um sistema 100% pago, podemos definir orçamentos, custos máximos por clique ou conversão e outros parâmetros que permitem gerir orçamentos de forma mais eficiente.


Vantagens e desvantagens de anunciar no Google AdWords



Como já vimos em cima, o Google Ads divide-se fundamentalmente em duas redes: a rede de Pesquisa e a rede de Display.


A rede de Pesquisa, fornece anúncios em texto na rede de pesquisa do Google e os anunciantes podem fazer lances a partir de palavras-chave para segmentar os seus potenciais clientes. Estas são as chamadas campanhas Pay-Per-Click.


Já a Rede de Display do Google, oferece aos usuários anúncios visuais, como vídeos e imagens, tornando-a uma excelente opção para anunciantes que desejam distribuir marketing de conteúdo.


Principais vantagens de anunciar no Google Ads:

  • Alcance: mais de 3,5 biliões de pesquisas por dia.

  • Agendamento de anúncios: segmentação por dia e hora.

  • Segmentação por local: com base no país, estado, cidade ou CEP.

  • Segmentação por público: com base na idade, sexo e interesses.

  • Extensão de local: apresenta o endereço da loja física a partir do Google Maps.

  • Extensões de chamada: divulga o número de telefone e possibilita que o usuário clique no número e ligue no mesmo momento.

  • Extensões de sitelinks: divulga outras páginas do site.

  • Google Shopping: fornece informações sobre produtos e marcas (preços, nome, etc.)

  • Re-Marketing Dinâmico: permite identificar utilizadores que já interagiram com outros conteúdos da marca e atingi-los com novo anúncio

  • Aumento do Tráfego no Website:

Como nem tudo são rosas, vamos olhar também para as principais desvantagens de anunciar no Google Ads:

  • Muita concorrência, o que faz aumentar os custos

  • Determinados setores (produtos de luxo ou que exigem determinado grau de confiança) apresentam custos altos por conversão de cliente

  • O anunciante paga por clique, independentemente de o utilizador se tornar cliente

  • Elevada necessidade de acompanhamento e otimização

Para perceberes se efetivamente consegues trazer retorno para o seu negócio, sugerimos que comeces com testes low-budget ou recorras a profissionais especializados.

Como começar a anunciar no Google Ads?

Para simplificar o processo para iniciantes em Google Ads, segue uma lista de passos básicos que te vão guiar na criação do teu primeiro anúncio! Passos:

  • Cria a tua conta no Google Ads

  • Seleciona os serviços e produtos do teu site que desejas anunciar e o objetivo da campanha (vendas, tráfego, etc.)

  • Define palavras-chave e características demográficas

  • Cria um anúncio relevante para o teu público

  • Define o orçamento e lances (quanto estás disposto a pagar por clique)

  • O anúncio está online

  • Os utilizadores que pesquisarem pelas tuas palavras-chave irão ver o teu anúncio e clicar na ligação para o website

  • Gere e otimiza a tua campanha através do Google Ads, observando as métricas para poderes gastar o teu orçamento de forma mais eficiente


Conclusão

Cada vez mais empresas alocam uma percentagem maior (se não total) do seu orçamento de publicidade nos meios digitais.

Assim as empresas de marketing digital ganham cada vez mais importância pois o seu conhecimento é valioso o suficiente para permitir o escalamento e expansão de muitos negócios.

Este tipo de organizações possuem experiência e meios para planear e executar as melhores estratégias integradas no teu processo de vendas, tornando-se uma opção mais em conta do que a criação do próprio departamento de Marketing Digital na tua empresa. Quem sabe? Nós até te podemos ajudar. Tira as tuas dúvidas connosco: geral@rec.pt ou +351 967 863 367