Transformação Digital: tendências e meios de aplicação nas empresas

Neste artigo, procuramos expor os principais métodos que a sua empresa pode adotar e as tendências atuais para uma digitalização bem sucedida dos processos da sua empresa. 1- Transformação Digital 2- Como começar? 3- Tendências 4- Conclusões A nossa abordagem procura simplificar o entendimento dos conceitos associados e daquilo que realmente envolve a transformação digital de uma empresa. Mas vamos por partes. É importante compreender que a transformação é um processo e que deve ser constantemente acompanhado para otimização e adoção das melhores ferramentas e métodos disponíveis. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Antes de mais, importa entender o conceito de transformação digital: o processo de integrar tecnologia digital em todos ou vários processos da empresa, o que exige mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. Ou seja, para aproveitar melhor as tecnologias emergentes e a sua rápida expansão nas atividades humanas, uma empresa precisa de se reinventar, transformando radical ou gradualmente os seus processos. COMO COMEÇAR?

Assim, os gestores / empresários precisam, primeiramente, de entender todos os processos da sua empresa, de forma a tomar decisões sobre o que priorizar e o que transformar. A colheita de dados e dissecação de processos ajuda os líderes empresariais a criar a melhor versão da sua empresa - com base em factos, não em suposições. As novas tecnologias podem, de facto, criar oportunidades sem precedentes. Na verdade, um número crescente de executivos está mais preocupado em perder oportunidades de crescimento do que em cair no atraso e esquecimento. Não é o avanço digital que impele as empresas a mudar, é o “FOMO” digital (Fear Of Missing Out). Nesse contexto, é surpreendente que a maioria das empresas ainda veja a transformação digital de forma muito restrita e desinformada. Na verdade, existem: 4 Tipos principais de enquadramento da transformação digital dentro de uma organização

  • Processo de negócios (processos comerciais; análises de mercado)

  • Modelo de negócios

  • Domínio (expansão da envergadura de serviços)

  • Cultura Organizacional.


TENDÊNCIAS Hoje, já vemos algumas empresas a experienciar os frutos da transformação digital. Aqueles que investiram em lojas online ou análise de big data, já ultrapassaram os seus concorrentes. Aqui estão as 10 tendências principais de transformação digital que os líderes de negócios e de empresas e TI devem prestar atenção em 2021:

  • Melhor uso de IA e Machine-learning - Com estes sistemas é possível produzir, rápida e automaticamente, modelos capazes de analisar dados maiores e mais complexos, e entregar resultados mais rápidos e precisos. Assim, uma organização tem mais hipóteses de identificar oportunidades lucrativas ou evitar riscos desconhecidos.

  • Mais atenção ao valor de longo prazo das iniciativas digitais. - É fundamental a perceção de que alguns dos resultados desta transformação começam a surgir no médio-longo prazo. Como são exemplos a adoção de novas ferramentas internas ou o alcance e geração de tráfego orgânico

  • Atendimento por WhatsApp + Delivery - O WhatsApp consegue absorver e analisar o enorme fluxo de conversações iniciados por ou com clientes. Constitui uma ótima ferramenta para que a sua empresa encontre formas de resolver problemas frequentes ao longo do processo do cliente, seguindo conversas personalizadas. Assim, e com recursos como chatbots e inteligência de dados, oferece uma série de funcionalidades que tornam o atendimento mais cómodo e seguro para o consumidor.

  • Ferramenta para gestão de projetos e comunicação interna - Fazer uso de uma tecnologia específica como uma ferramenta de gestão de projetos aumenta a produtividade da equipa e aperfeiçoar várias funções como prevenção de riscos e fluxo de informações

  • Armazenamento na Nuvem - Este é um meio capaz de proporcionar o acesso a e-mails e arquivos a partir de qualquer lugar, possuindo uma segurança reforçada, um espaço limitado para guardar informações e reduzir custos. Assim esta tecnologia pode trazer soluções versáteis para diversos obstáculos de comunicação interna, além de ser considerado um modelo sustentável de armazenamento de dados de segurança virtual.

  • Pesquisa de Satisfação em Formulário Online - Cada vez mais e no meio de tanta oferta, o cliente valoriza a experiência e cuidado com a prestação do serviço pelo que a tendência é a preocupação com a relação e satisfação dos clientes

  • E-mail Marketing Automático - Este tipo de estratégia permite um aumento da eficiência na altura de comunicar com potenciais ou atuais clientes.

  • Experiência de compra Multicanal (Omnichannel) - Em vez de uma experiência unicamente para desktop, uma experiência para dispositivos móveis, uma experiência para tablet e a possibilidade de comprar em várias plataformas fornecem ao cliente uma experiência omnicanal e a possibilidade de interagir com a marca em vários formatos.

  • Aplicações para Clientes - A aplicações mobile oferecem muitos benefícios para as empresas como a divulgação da marca e a melhoria do atendimento ao cliente, conseguindo obter dados comportamentais como localização ou atividade na app. Além disso, o lançamento de uma aplicação serve também para destacar a sua marca de forma vanguardista no meio da concorrência.

  • Campanhas de Google Ads / Adwords - Com estratégias de publicidade bem coordenadas, segmentadas e acompanhadas, a muitas empresas veem as suas vendas e o tráfego do seu site aumentar exponencialmente.



Exemplo de experiência omnicanal.

Geralmente, poderá subcontratar alguns serviços através de pequenas agências de comunicação ou então contratar uma agência full service, para uma completa estratégia de transformação. CONCLUSÕES

Em suma, embora a transformação digital possa significar um empreendimento considerável, especialmente para empresas maiores e estabelecidas, quando feita da maneira certa, irá resultar num negócio mais alinhado com a procura e mais resiliente no futuro digital em rápida evolução.


Com o desenvolvimento tecnológico a acontecer cada vez mais depressa, as indústrias continuarão a ser forçadas a mudar e as empresas que já consideram e iniciam a transformação digital de uma forma multidimensional terão maior sucesso do que aquelas que não o fazem, num futuro próximo.