Como aproveitar o seu potencial
Hoje em dia, é praticamente impossível passar um dia sem consultar ou ouvir falar em redes sociais (primeira razão pela qual a sua marca devia estar lá).
Mas como, exatamente, é que uma empresa pode tirar partido destas plataformas?
Não é novidade que, atualmente, cada vez mais empresas estão a otimizar os seus processos e aumentar a eficácia das suas ações através de estratégias de marketing digital. Neste âmbito, as redes sociais tornaram-se ferramentas fundamentais para as empresas, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.
O que são redes sociais?
Desde a antiguidade, a definição de rede social consiste numa relação entre grupos de pessoas com interesses em comum. Nada de novo, certo? A verdade é que, com o surgimento da internet e de plataformas como o Facebook e Instagram, as redes sociais ganharam dimensão, alcance e impacto. Concretamente, isto acontece graças à possibilidade de partilhar conteúdo/informação e, ao mesmo tempo, estabelecer interações e relações entre pessoas ou organizações. A função das redes sociais é, resumidamente, conectar pessoas e organizações através da partilha de conteúdos e informações.

Para que servem as redes sociais?
Para possibilitar estas conexões, as redes podem assumir determinadas características, desde o entretenimento até uma rede profissional. No Instagram, por exemplo, a partilha de conteúdos abre a possibilidade de ganhar seguidores, conquistar fãs e fazer amizades, seja com fotografia ou vídeo. A atividade do utilizador gera partilhas, gostos e comentários, formas de interação comuns neste tipo de plataformas. Assim, começamos a perceber as potencialidades destas redes a nível de alcance e bonding entre utilizadores.
Vantagens para as empresas
Antes de mais, importa compreender que existem 4 tipos de redes sociais:
Relacionamento
Entretenimento
Nicho
Profissional
Dentro deste espectro, cada negócio deverá investir naquela(s) que preenchem as suas necessidades de conexão: Exemplo: Uma marca de roupa pode utilizar o Instagram para divulgar os artigos e expôr a sua loja, ao mesmo tempo utilizando o LinkedIn para recrutar colaboradores através da partilha de informações e interações que a plataforma permite. No meio de tanto senso comum, por que deve então um negócio apostar nestas plataformas? Escolhemos 5 motivos para um negócio investir nas redes sociais:
Gerar Tráfego Permite encontrar o seu público-alvo, criar anúncios e trazer mais potenciais clientes para as suas plataformas.
Relacionamento com o Cliente Interaja diretamente com os seus clientes, tire partido do feedback e estude o seu comportamento.
Construção de Imagem da Marca Transponha a identidade visual da sua marca de forma impactante e comunique de acordo com o estilo da empresa. Permita aos seus clientes conhecerem-no melhor!
Vantagem face à concorrência Uma boa estratégia de conteúdo nas redes sociais é, muitas vezes, fator decisivo para o cliente. Ao pesquisar sobre determinada empresa, as redes sociais representam uma enorme fonte de credibilidade e reputação nos dias de hoje.
Impulsionar as vendas Pode divulgar os seus produtos de forma regular, criativa e muito próxima do cliente. Plataformas como o Facebook e Instagram possibilitam a criação de lojas, permitindo-lhe expor os seus produtos na rede social.
As possibilidades são muitas! Passemos a ver o que pode fazer para tirar partido destas vantagens.
Como tirar partido das redes sociais?
Cada negócio tem as suas especificidades, como sabemos, e cada empresa tem a sua própria estratégia. Assim, ao decidir o investimento nas redes sociais, deve procurar responder às seguintes questões:
Onde estar presente? O primeiro passo é definir em quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente. De acordo com as características do negócio, público e objetivos. O mais importante é descobrir onde o seu público está.
Qual é a minha estratégia? Depois de definida a presença, é necessário definir toda a estratégia de conteúdos que será posta em prática. Em primeiro, definir os objetivos de curto e longo prazo que se pretendem atingir.
O que publicar? Esta questão está relacionada com a primeira. Para definir os conteúdos a publicar, é essencial definir os seus objetivos. Pode ser a geração de leads, criação de brand awareness, obter feedback ou partilhas, entre muitos outros. Devemos testar e acompanhar as publicações, de forma a conhecermos o nosso público e percebermos o que melhor resulta com ele. Por isso, também devemos fazer outros tipos de publicações que não estejam diretamente relacionadas com os nossos conteúdos.
Com que frequência devo publicar? Em primeiro lugar, é essencial criar um calendário de publicações. Consoante a sua estratégia de Marketing de Conteúdo for evoluindo, terá cada vez mais informações para definir os melhores horários para publicar e os tipos de conteúdos que melhor resultam. O mais importante: estar presente e fazer publicações relevantes para o público.
Como interagir com o público? A nossa recomendação é avaliar cada comentário ou mensagem, perceber o que aconteceu e responder de forma personalizada. Utilizar respostas prontas apenas de visualização. É essencial responder mas também responder adequadamente e solucionar o problema do cliente, em vez de uma justificação que gera insatisfação.
Como medir os resultados? Para avaliar os seus esforços nas redes sociais e respetivo retorno, é necessário analisar os res