Porque é que as empresas devem investir nas redes sociais?



O que são as Redes Sociais

Para que servem

Vantagens para as empresas

Como aproveitar o seu potencial

Conclusão



Hoje em dia, é praticamente impossível passar um dia sem consultar ou ouvir falar em redes sociais (primeira razão pela qual a sua marca devia estar lá).

Mas como, exatamente, é que uma empresa pode tirar partido destas plataformas?

Não é novidade que, atualmente, cada vez mais empresas estão a otimizar os seus processos e aumentar a eficácia das suas ações através de estratégias de marketing digital. Neste âmbito, as redes sociais tornaram-se ferramentas fundamentais para as empresas, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.

O que são redes sociais?

Desde a antiguidade, a definição de rede social consiste numa relação entre grupos de pessoas com interesses em comum. Nada de novo, certo? A verdade é que, com o surgimento da internet e de plataformas como o Facebook e Instagram, as redes sociais ganharam dimensão, alcance e impacto. Concretamente, isto acontece graças à possibilidade de partilhar conteúdo/informação e, ao mesmo tempo, estabelecer interações e relações entre pessoas ou organizações. A função das redes sociais é, resumidamente, conectar pessoas e organizações através da partilha de conteúdos e informações.


Para que servem as redes sociais?

Para possibilitar estas conexões, as redes podem assumir determinadas características, desde o entretenimento até uma rede profissional. No Instagram, por exemplo, a partilha de conteúdos abre a possibilidade de ganhar seguidores, conquistar fãs e fazer amizades, seja com fotografia ou vídeo. A atividade do utilizador gera partilhas, gostos e comentários, formas de interação comuns neste tipo de plataformas. Assim, começamos a perceber as potencialidades destas redes a nível de alcance e bonding entre utilizadores.

Vantagens para as empresas

Antes de mais, importa compreender que existem 4 tipos de redes sociais:

  1. Relacionamento

  2. Entretenimento

  3. Nicho

  4. Profissional

Dentro deste espectro, cada negócio deverá investir naquela(s) que preenchem as suas necessidades de conexão: Exemplo: Uma marca de roupa pode utilizar o Instagram para divulgar os artigos e expôr a sua loja, ao mesmo tempo utilizando o LinkedIn para recrutar colaboradores através da partilha de informações e interações que a plataforma permite. No meio de tanto senso comum, por que deve então um negócio apostar nestas plataformas? Escolhemos 5 motivos para um negócio investir nas redes sociais:

  1. Gerar Tráfego Permite encontrar o seu público-alvo, criar anúncios e trazer mais potenciais clientes para as suas plataformas.

  2. Relacionamento com o Cliente Interaja diretamente com os seus clientes, tire partido do feedback e estude o seu comportamento.

  3. Construção de Imagem da Marca Transponha a identidade visual da sua marca de forma impactante e comunique de acordo com o estilo da empresa. Permita aos seus clientes conhecerem-no melhor!

  4. Vantagem face à concorrência Uma boa estratégia de conteúdo nas redes sociais é, muitas vezes, fator decisivo para o cliente. Ao pesquisar sobre determinada empresa, as redes sociais representam uma enorme fonte de credibilidade e reputação nos dias de hoje.

  5. Impulsionar as vendas Pode divulgar os seus produtos de forma regular, criativa e muito próxima do cliente. Plataformas como o Facebook e Instagram possibilitam a criação de lojas, permitindo-lhe expor os seus produtos na rede social.

As possibilidades são muitas! Passemos a ver o que pode fazer para tirar partido destas vantagens.

Como tirar partido das redes sociais?

Cada negócio tem as suas especificidades, como sabemos, e cada empresa tem a sua própria estratégia. Assim, ao decidir o investimento nas redes sociais, deve procurar responder às seguintes questões:

  • Onde estar presente? O primeiro passo é definir em quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente. De acordo com as características do negócio, público e objetivos. O mais importante é descobrir onde o seu público está.

  • Qual é a minha estratégia? Depois de definida a presença, é necessário definir toda a estratégia de conteúdos que será posta em prática. Em primeiro, definir os objetivos de curto e longo prazo que se pretendem atingir.

  • O que publicar? Esta questão está relacionada com a primeira. Para definir os conteúdos a publicar, é essencial definir os seus objetivos. Pode ser a geração de leads, criação de brand awareness, obter feedback ou partilhas, entre muitos outros. Devemos testar e acompanhar as publicações, de forma a conhecermos o nosso público e percebermos o que melhor resulta com ele. Por isso, também devemos fazer outros tipos de publicações que não estejam diretamente relacionadas com os nossos conteúdos.


  • Com que frequência devo publicar? Em primeiro lugar, é essencial criar um calendário de publicações. Consoante a sua estratégia de Marketing de Conteúdo for evoluindo, terá cada vez mais informações para definir os melhores horários para publicar e os tipos de conteúdos que melhor resultam. O mais importante: estar presente e fazer publicações relevantes para o público.


  • Como interagir com o público? A nossa recomendação é avaliar cada comentário ou mensagem, perceber o que aconteceu e responder de forma personalizada. Utilizar respostas prontas apenas de visualização. É essencial responder mas também responder adequadamente e solucionar o problema do cliente, em vez de uma justificação que gera insatisfação.


  • Como medir os resultados? Para avaliar os seus esforços nas redes sociais e respetivo retorno, é necessário analisar os resultados. Para isso é necessário definir desde início, juntamente com os objetivos, quais as métricas a manter debaixo de olho e quais os números que queremos atingir.


Conclusão

Sobretudo em tempos de austeridade, o investimento em redes sociais é, mais do que uma alternativa aos meios tradicionais de publicidade, a melhor opção à disposição de todas as empresas. Para além do alcance orgânico que uma boa estratégia pode gerar, a criação de anúncios no facebook ou instagram é uma ação de baixo custo, com um alcance gigantesco. A internet não é uma novidade e a presença online é hoje em dia fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Explorar o universo das redes sociais amplia a exposição no mercado, além de oferecer mais ferramentas de divulgação e interactividade. Entre em contacto connosco para potenciar as redes sociais da sua empresa! geral@rec.pt ou +351967863367

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