Para que serve a Identidade Visual de uma empresa?


INTRODUÇÂO


Todo o ser tem as suas características — desde o nome ao comportamento e aparência. São essas características que fazem com que seja reconhecido pelos outros.

Assim, ter uma identidade bem estruturada é essencial não apenas para as pessoas e outros animais, mas também para marcas e empresas no geral. Afinal de contas, não há como ser reconhecido sem ter uma imagem. No caso das empresas, a comunicação abrange uma série de aspetos que devem ser levados em consideração ao serem desenvolvidas estratégias de marketing e comunicação - como publicidades, website ou redes sociais. Criar uma boa Identidade Visual é um deles, e um ponto essencial para que outras atividades ao longo da empresa sejam produzidas com mais qualidade e melhores resultados.




O QUE É A IDENTIDADE VISUAL


Sucintamente, a Identidade visual é um conjunto de símbolos com o propósito de comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa ( ou produto ou serviço). Os elementos gráficos da identidade visual são, entre outros: logótipo, slogan, cores, tipografia, ícones, etc.


Com estes, é desenvolvido um manual de identidade visual. Trata-se de um documento com elementos e boas práticas, com o objetivo de guiar os designers e outros colaboradores para que a identidade da marca seja aplicada corretamente nos materiais gráficos (apresentações e documentos), no site, nas redes sociais, em placas e fachadas, no uniforme dos funcionários, nos veículos ou qualquer outro ponto de contacto com o público.



PARA QUE SERVE


Sendo a primeira impressão que o público tem da empresa, é por meio das identidade visual que os seus potenciais clientes irão tirar conclusões, embora superficiais, acerca das características e valores de uma marca. Assim, pode-se dizer que uma identidade bem construída é um demonstração sólida da força e segurança da marca.


E se o Burger King não tivesse logótipo, estilos de letra ou uma paleta de cores definida? O mais provável era passar despercebido no meio de tantos outros estabelecimentos de Fast Food, perdendo a oportunidade de se destacar e conquistar o estômago de tantas pessoas ao redor de todo o mundo. Com o passar do tempo, esta identidade conquistará o seu espaço na memória do consumidor, transformando o processo de escolha em algo muito mais simples. (Apetece-lhe um hambúrguer? Burger King)

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca. E quanto maior é a presença da marca na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade de aquisição dos produtos ou serviços que oferece De uma forma muito subtil, a identidade visual gera nos clientes o sentimento de:


  • Identificação

  • Confiança

  • Pertença

  • Retenção

COMO CRIAR


Sendo a "cara" da empresa, o processo de criação de identidade visual é rigoroso e muito detalhado.


Para fazê-lo de forma adequada é necessário efetuar estudos, contratar profissionais especializados e criativos, capazes de desconstruir todas as componentes da sua empresa e transformá-la em elementos visuais.

É fundamental conhecer a empresa profundamente para traduzir a sua essência em imagens. Obviamente, cada organização tem as suas especificidades e certos elementos que só resultam em determinados contextos. Por exemplo, um escritório de advogados utilizará letras mais formais, design clássico e cores leves. Uma loja de artigos radicais ou atividades para crianças faria exatamente o oposto, com comunicação interativa e cores vivas e chamativas.

Por último, mas igualmente importante, é necessário conhecer o público que se quer atingir e construir um visual que vá de encontro aos seus gostos/expetativas.



EXEMPLOS PRÁTICOS


Trip Advisor - Manual de utilização gráfica para parceiros


Um bom exemplo do potencial de uma boa identidade visual é a multinacional do setor turístico, que disponibiliza online e gratuitamente um manual de boas práticas e elementos gráficos para os parceiros que decidam utilizar a marca na sua comunicação.



Como vemos na imagem, o manual gráfico para parceiros do Trip Advisor inclui:

- Logótipo primário e secundário

- Aplicações horizontais e verticais

- Palete de cores

- Tipos de Letra

- Ícones e Stickers


Todo este material gráfico permite à empresa partilhar, com os seus parceiros, elementos de identificação da marca que serão reconhecidos em qualquer lugar do mundo, garantindo ao mesmo tempo que qualquer utilização da imagem da TripAdvisor será feita de forma coerente e de acordo com a identidade visual já estabelecida.


Exemplo:



CONCLUSÃO


Não há como escapar. A construção de uma identidade visual é mesmo um fator preponderante para o estabelecimento de qualquer negócio. Só assim ele será reconhecido e lembrado pelo público, tornando mais natural e automático o processo de compra. Desta forma, o processo de criação da identidade deve seguir um plano rigoroso e detalhado de estudo e testes acerca da empresa e do público-alvo.

É importante também existir evolução e adaptação ao longo do tempo. Tendo em atenção as tendências, alterações no público e no mercado, a identidade visual também deve evoluir e adaptar-se para melhor se adequar aos tempos. Caso esteja à procura de profissionais qualificados e com trabalho comprovado na criação da identidade visual, entre em contacto connosco! Estamos aqui para ouvir as suas necessidades e ajudá-lo a criar um visual inesquecível. Contactos: joaomatos@rec.pt +351 967 863 367

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