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Para que serve a Identidade Visual de uma empresa?


INTRODUÇÂO


Todo o ser tem as suas características — desde o nome ao comportamento e aparência. São essas características que fazem com que seja reconhecido pelos outros.

Assim, ter uma identidade bem estruturada é essencial não apenas para as pessoas e outros animais, mas também para marcas e empresas no geral. Afinal de contas, não há como ser reconhecido sem ter uma imagem. No caso das empresas, a comunicação abrange uma série de aspetos que devem ser levados em consideração ao serem desenvolvidas estratégias de marketing e comunicação - como publicidades, website ou redes sociais. Criar uma boa Identidade Visual é um deles, e um ponto essencial para que outras atividades ao longo da empresa sejam produzidas com mais qualidade e melhores resultados.




O QUE É A IDENTIDADE VISUAL


Sucintamente, a Identidade visual é um conjunto de símbolos com o propósito de comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa ( ou produto ou serviço). Os elementos gráficos da identidade visual são, entre outros: logótipo, slogan, cores, tipografia, ícones, etc.


Com estes, é desenvolvido um manual de identidade visual. Trata-se de um documento com elementos e boas práticas, com o objetivo de guiar os designers e outros colaboradores para que a identidade da marca seja aplicada corretamente nos materiais gráficos (apresentações e documentos), no site, nas redes sociais, em placas e fachadas, no uniforme dos funcionários, nos veículos ou qualquer outro ponto de contacto com o público.



PARA QUE SERVE


Sendo a primeira impressão que o público tem da empresa, é por meio das identidade visual que os seus potenciais clientes irão tirar conclusões, embora superficiais, acerca das características e valores de uma marca. Assim, pode-se dizer que uma identidade bem construída é um demonstração sólida da força e segurança da marca.


E se o Burger King não tivesse logótipo, estilos de letra ou uma paleta de cores definida? O mais provável era passar despercebido no meio de tantos outros estabelecimentos de Fast Food, perdendo a oportunidade de se destacar e conquistar o estômago de tantas pessoas ao redor de todo o mundo. Com o passar do tempo, esta identidade conquistará o seu espaço na memória do consumidor, transformando o processo de escolha em algo muito mais simples. (Apetece-lhe um hambúrguer? Burger King)

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca. E quanto maior é a presença da marca na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade de aquisição dos produtos ou serviços que oferece De uma forma muito subtil, a identidade visual gera nos clientes o sentimento de:


  • Identificação

  • Confiança

  • Pertença

  • Retenção

COMO CRIAR


Sendo a "cara" da empresa, o processo de criação de identidade visual é rigoroso e muito detalhado.


Para fazê-lo de forma adequada é necessário efetuar estudos, contratar profissionais especializados e criativos, capazes de desconstruir todas as componentes da sua empresa e transformá-la em elementos visuais.

É fundamental conhecer a empresa profundamente para traduzir a sua essência em imagens. Obviamente, cada organização tem as suas especificidades e certos elementos que só resultam em determinados contextos. Por exemplo, um escritório de advogados utilizará letras mais formais, design clássico e cores leves. Uma loja de artigos radicais ou atividades para crianças faria exatamente o oposto, com comunicação interativa e cores vivas e chamativas.

Por último, mas igualmente importante, é necessário conhecer o público que se quer atingir e construir um visual que vá de encontro aos seus gostos/expetativas.



EXEMPLOS PRÁTICOS


Trip Advisor - Manual de utilização gráfica para parceiros


Um bom exemplo do potencial de uma boa identidade visual é a multinacio