FACE-OFF - Análise de Instagram dos finalistas do Euro

  1. Quem são os finalistas?

  2. Comparação das páginas de Instagram

  3. Compração de website

  4. Conclusão

Quem São os Finalistas?

Inglaterra Após eliminar a Dinamarca na meia-final, a seleção inglesa chega à grande final em sua casa, no mítico estádio de Wembley. Curiosamente pela primeira vez na sua história, chega ao jogo decisivo do Euro. Itália A seleção Italiana, historicamente das melhores do mundo, não ergue o troféu há mais de 50 anos. Será que os italianos também ficaram presos no passado no que toca ao marketing digital?

Neste artigo vamos analisar as duas seleções, face-a-face.

Comparação das páginas de Instagram

Claro que o marketing digital de uma equipa não se resume apenas às redes sociais.

Mas, sendo uma das áreas que nos desperta maior curiosidade, neste artigo vamos apenas abordar o Instagram.


Inglaterra

Em comparação com o rival, é claramente a "melhor" seleção no campeonato da comunicação. Com designs apelativos, configuração da loja, destaques organizados, stories interativos, conceitos e parceiros bem definidos.





Por exemplo, a seleção inglesa anuncia o seu 11 através da interação com o publico. Conforme na imagem abaixo. "Whose shirt do you want to see?" - desta forma promove a interação com os seguidores, como se efetivamente fosse ter algum impacto na escolha do onze inicial. Este tipo de dinâmica transmite aos seguidores uma sensação de poder e pertença dentro da marca! Falta apenas usar o nosso pack de sombras e diria que tem uns insta-stories perfeitos! (muitas gargalhadas)




A Itália

Em contraste com a seleção inglesa, parece que não entrou por completo no barco da comunicação digital:

  • Tem um site com loja online, mas esta não está configurada no instagram.

  • Não promove interações com o público.

  • Não cria conteúdo original para stories.

Um perfil com 4.1 Milhoes de seguidores deveria e poderia aproveitar todas as funcionalidades do instagram para promover os seus jogos, produtos e ideias.



No Campeonato de Sites



Bem, aqui a história é um pouco diferente. Design e "user experience" à parte, porque na nossa opinião estão ambos muito bem conseguidos. Mas, no que toca a configuração com outras plataformas e estratégias omnicanal, a Inglaterra parte em clara vantagem - a loja online é transversal a todas as redes sociais. Já a sua congénere italiana, com um website muito bem conseguido, peca pela falta de uma estratégia congruente nas várias plataformas de comunicação digital.

Conclusão


A nível de Instagram, podemos dizer que é um embate sem grandes emoções em que a Inglaterra vence, com naturalidade. Quanto ao futebol jogado ... vamos guardar o palpite para nós!