Quem São os Finalistas?
Inglaterra Após eliminar a Dinamarca na meia-final, a seleção inglesa chega à grande final em sua casa, no mítico estádio de Wembley. Curiosamente pela primeira vez na sua história, chega ao jogo decisivo do Euro. Itália A seleção Italiana, historicamente das melhores do mundo, não ergue o troféu há mais de 50 anos. Será que os italianos também ficaram presos no passado no que toca ao marketing digital?
Neste artigo vamos analisar as duas seleções, face-a-face.
Comparação das páginas de Instagram
Claro que o marketing digital de uma equipa não se resume apenas às redes sociais.
Mas, sendo uma das áreas que nos desperta maior curiosidade, neste artigo vamos apenas abordar o Instagram.
Inglaterra
Em comparação com o rival, é claramente a "melhor" seleção no campeonato da comunicação. Com designs apelativos, configuração da loja, destaques organizados, stories interativos, conceitos e parceiros bem definidos.
Por exemplo, a seleção inglesa anuncia o seu 11 através da interação com o publico. Conforme na imagem abaixo. "Whose shirt do you want to see?" - desta forma promove a interação com os seguidores, como se efetivamente fosse ter algum impacto na escolha do onze inicial. Este tipo de dinâmica transmite aos seguidores uma sensação de poder e pertença dentro da marca! Falta apenas usar o nosso pack de sombras e diria que tem uns insta-stories perfeitos! (muitas gargalhadas)

A Itália
Em contraste com a seleção inglesa, parece que não entrou por completo no barco da comunicação digital:
Tem um site com loja online, mas esta não está configurada no instagram.
Não promove interações com o público.
Não cria conteúdo original para stories.
Um perfil com 4.1 Milhoes de seguidores deveria e poderia aproveitar todas as funcionalidades do instagram para promover os seus jogos, produtos e ideias.

No Campeonato de Sites
Bem, aqui a história é um pouco diferente. Design e "user experience" à parte, porque na nossa opinião estão ambos muito bem conseguidos. Mas, no que toca a configuração com outras plataformas e estratégias omnicanal, a Inglaterra parte em clara vantagem - a loja online é transversal a todas as redes sociais. Já a sua congénere italiana, com um website muito bem conseguido, peca pela falta de uma estratégia congruente nas várias plataformas de comunicação digital.
Conclusão
A nível de Instagram, podemos dizer que é um embate sem grandes emoções em que a Inglaterra vence, com naturalidade. Quanto