Introdução
Não é novidade que, nas últimas décadas, a internet revolucionou a nossa sociedade através de soluções inovadoras para os mais variados problemas do cotidiano moderno. A forma como pagamos as contas, realizamos compras e nos comunicamos uns com os outros sofreram tremendas mudanças.
Acontece que, hoje em dia, a distância simplesmente já não é o que era! Num ápice, abrimos o smartphone, acedemos à internet e realizamos uma transmissão em direto para os utilizadores que queremos.
Vemos que as formas como consumimos e produzimos conteúdos e entretenimento estão a evoluir a um ritmo alucinante. E, com tanta informação disponível à distância de um clique, não há desculpas para ficar para trás!
O QUE É LIVE STREAMING
O Live Streaming consiste na transmissão de dados (som e/ou imagem) através de qualquer rede de computadores.
Por outras palavras, o live streaming revolucionou o meio digital pela possibilidade de assistir a conteúdos sem precisar de fazer download, em direto e interagindo com milhares de utilizadores! Estamos, portanto, a falar de uma transmissão de dados que ocorre ao vivo. Assim, qualquer um com acesso às ferramentas adequadas pode transmitir ou aceder aos conteúdos em tempo real.
É importante, dos dois lados, existir uma boa conexão de internet. Isto porque, ao contrário do streaming convencional em que é possível pausar, retroceder ou avançar no conteúdo, perdas de conexão podem significar a perda do conteúdo para o recetor — a menos que ele seja disponibilizado posteriormente. Mas passemos a ver como pode a sua empresa beneficiar deste recurso.
5 BENEFÍCIOS PARA A SUA EMPRESA
Claramente, o live streaming não é uma tendência passageira. É um mercado em pleno crescimento, assim como o de vídeos online em geral. A diferença, no live streaming, são as interações que só seria possível obter presencialmente. Seja através de plataformas gratuitas, pagas ou software próprio, as transmissões chegaram para ficar e potencializar a relação entre empresas, colaboradores e empreendedores digitais. Apontamos 5 benefícios de criar eventos em Livestream para a sua empresa
Capacidade para atingir um público mais amplo
Menor custo logístico na preparação e concretização do evento
Existência de Software intuitivo, conveniente e gratuito
Possibilidade de Interagir em tempo-real (ao contrário do vídeo)
Possibilidade de partilhar, guardar e reutilizar o conteúdo gravado
5 PASSOS PARA EXECUTAR UMA LIVE STREAM DE SUCESSO
Usado para aproximar as pessoas e amplificar mensagens, o live streaming é o mais próximo que temos do teletransporte. Afinal de contas, praticamente não existe limite de espaço geográfico, audiência ou tempo. Uma vez que uma gravação não substitui a experiência de participar de um acontecimento em tempo real., este recurso permite que esses momentos únicos sejam divididos com o maior número de pessoas, rompendo as barreiras geográficas. Tal como um evento presencial, a transmissão deve ser estruturada, com um bom planeamento, boas ferramentas e profissionais competentes. Confira 5 passos essenciais para a organização de uma boa Live Stream:
Planeamento do evento e do conteúdo com antecedência
Promoção da sua marca ou evento
Bons equipamentos + bons profissionais
Interação com o público
Monitorização dos dados
Caso se esteja a perguntar como adquirir as ferramentas, saiba que existem plataformas que suportam milhares de eventos de Live Streaming. Estas são algumas das mais usadas:
Live
GoToWebinar
WebinarJam
NetShow
O nosso conselho é pesquisar, testar e descobrir a que melhor se adequa às suas necessidades!
EXEMPLO PRÁTICO
No dia 2 de Abril de 2020, ainda no início da pandemia, a multinacional alemã foi pioneira ao apresentar o novo Volkswagen Golf ao país. Através do website, a marca anunciou e produziu um evento de Live Stream de 40 minutos com oradores, demonstração de veículo e uma experiência de sensações totalmente novas e à distância. O evento ficou registado e, mais tarde, publicado no canal oficial da marca no Youtube.
CONCLUSÃO
Não se esqueça, para tirar partido de uma Stream bem montada, divulgue-a das mais diferentes formas. Faça com que as pessoas saibam da realização, envie convites, venda bilhetes ou pura e simplesmente partilhe o link! Para isso, utilize suas redes sociais, e-mail marketing ou, claro, os meios tradicionais de divulgação do seu evento físico, como assessoria de imprensa, rede de influenciadores digitais, anúncios e outros. Caso esteja à procura de mais informações ou uma equipa de profissionais para o guiarem, entre em contacto connosco! Temos a nossa própria plataforma de streaming ;) Envie e-mail para geral@rec.pt.