Content Marketing: O que é? Como utilizar?

As marcas têm procurado cada vez mais novas e diferentes formas de nos impactar, é sabido. Assim, embora muito utilizada, a publicidade pura e direta tem sido cada vez menos eficaz, principalmente quando utilizada isoladamente e quando o público são as gerações mais jovens, sem fazer parte de uma estratégia de marketing mais específica que envolva também outras técnicas. Indíce: - O que é o Content Marketing - Importância - Como utilizar? - Tipos de Content Marketing - Caso Prático

Com o aumento da oferta e meios de publicidade, e tantos inputs diferentes a chamar a atenção do público,é normal que as marcas que nos transmitem alguma mensagem e entregam conteúdo que procuramos, ajudando-nos a resolver problemas e necessidades, tenham uma performance superior. Este tipo de ação é o que chamamos de Content Marketing.



O que é o Content Marketing?


O Content Marketing, ou Marketing de Conteúdos, corresponde à criação de conteúdos otimizados sobre uma marca e a sua área de atuação, tendo em atenção os temas e palavras-chave certas para levar mais público-alvo a conhecer e interagir com a empresa.

Estes conteúdos não são meramente promocionais, procurando estabelecer uma ligação com o cliente ao invés de tentar "impingir" um produto ou serviço. A sua relevância não se limita ao online, podendo ser utilizado em revistas, cartazes, tv, etc.


Importância


Ao invés de promover apenas os produtos ou serviços, permite fornecer informações e sensações que fazem o consumidor sentir-se importante e empoderado. A essência desta estratégia é a perspetiva de uma relação com 2 sentidos, em que a marca procura acrescentar valor ao cliente através dos conteúdos disponibilizados.

Em geral, o Content Marketing produz 3x mais "leads" do que o inbound-marketing, por cada dólar gasto.Os custos são, em média, 62% mais reduzidos, produzindo melhores resultados.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 61% dos consumidores "online" revelaram ter feito uma compra após encontrar recomendações em Blogs.


Como utilizar?


Em primeiro lugar, é necessário definir de forma clara os objetivos da estratégia de Marketing. Assim, é possível estabelecer os Key Performance Indicators que iremos procurar desenvolver e avaliar.

Não menos importante será estudar o público: quem são os potenciais clientes; onde é que eles estão; quais serão os pontos de contacto; que tipo de conteúdos eles procuram? É necessário entender em que posição estamos em relação aos potenciais clientes, percebendo se a empresa está nas plataformas que eles utilizam e se o conteúdo que existe é relevante para os mesmos. Aqui, sim, é possível identificar os formatos e plataformas que são relevantes para o público definido.

Ainda assim é necessário, antes de iniciar, uma otimização da campanha de comunicação e o seu respetivo e rigoroso acompanhamento. Só assim será possível medir os resultados dos esforços e melhorar a performance.


Tipos de content Marketing


Existem muitos formatos para praticar Content Marketing, bem como plataformas para os distribuir (websites; redes sociais; e-mails; apps).

No fundo, o único limite é mesmo a criatividade! Mas deixamos alguns dos formatos mais bem sucedidos no mundo dos negócios:

  • Imagens ou Vídeos

  • Social Media

  • Blog

  • E-Books

  • E-mails

  • Infográficos


Qualquer que seja o formato ou plataforma é indispensável, realço, haver uma estratégia operacional e de acompanhamento dos conteúdos.

Caso Prático

Atualmente, a Nike é muito mais do que a empresa que fabrica as sapatilhas, as calças ou t-shirts que usamos quando praticamos desporto. É o amigo, o treinador ou aquele que encoraja as pessoas a alcançarem os seus propósitos. Desta forma, construiu um universo onde a estrela é o cidadão comum, que pode ultrapassar as suas limitações e ser o herói da sua própria história.

Percebendo que não conseguia estabelecer uma relação com os consumidores das formas tradicionais, a Nike apostou numa estratégia de Content Marketing focadas nas necessidades dos seus clientes.

Transformou-se, assim, num amigo que incentiva e fornece meios para as pessoas darem o seu melhor. Esta aposta levou ao desenvolvimento de toda uma rede de dispositivos que promovem a evolução e a performance no desporto.

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook Rec
  • Instagram - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • TikTok

Castêlo da Maia, Porto

967863367 ou 229826107

geral@rec.pt

Segunda a Sexta: 10h - 19h

Versão Store

© 2021 REC PRODUTORA PORTUGUESA. Todos os direitos reservados. | Voltar ao topo ↑