Como usar o website para gerar mais vendas

Se hoje em dia muitas empresas já têm uma página web - algumas viram-se obrigadas a isso - muitos profissionais e empresários ainda não sabem como usar o website para gerar mais vendas. Para o fazer, é necessário, em primeiro lugar, compreender como funcionam os motores de pesquisa e a lógica que dá destaque a certos conteúdos na área de pesquisas. De seguida entender os conceitos básicos que sustentam as estratégias de usar o website para gerar mais vendas:

  1. Como funcionam os motores de pesquisa

  2. A estrutura do website

  3. O que é o SEO

  4. O que são Links Patrocinados

  5. 10 dicas sobre como usar o website para gerar mais vendas

  6. Exemplos reais

  7. Conclusão



Como usar o website para gerar mais vendas


COMO FUNCIONAM OS MOTORES DE PESQUISA


Por ser um tema já muito falado e porque também nós já falamos sobre isso aqui, vamos ser o mais claros possível. Entender como os motores de pesquisa funcionam é o primeiro passo para aprender como usar o website para gerar mais vendas.


Um motor de pesquisa é um software concebido para encontrar informações guardadas num sistema informático, mediante as palavras-chave indicadas pelos utilizadores. O Google, o Yahoo ou o Bing são, provavelmente, os mais conhecidos daqueles que nos permitem procurar e obter informações na Internet num piscar de olhos.


A ESTRUTURA DO WEBSITE


A organização da estrutura do site passa pela definição das ligações entre as páginas que o compõem. Esta organização deve ser intuitiva e fácil de compreender pelo utilizador, bem como assegurar uma experiência de navegação rápida e segura para que possa usar o website para gerar mais vendas.


Para isso, cada empresa requer páginas ou recursos específicos para proporcionar uma boa experiência e conseguir atingir os seus objetivos de vendas.

Para cada área de negócio ou objetivo, por exemplo como usar o website para gerar mais vendas, é necessário avaliar e implementar a estrutura que faz mais sentido. Falamos de escolher e desenhar separadores e ligações, tais como: Serviços, Sobre, Portefólio, Pedir Orçamento, Catálogo, Contactos, etc.

Relativamente ao software propriamente dito, existem plataformas de criação de websites com recursos que ajudam melhorar a velocidade do carregamento das páginas ou verificar se as ligações estão funcionais e implementadas de forma "user friendly". Ainda assim, a forma mais segura de controlar todos os detalhes é mesmo criando um de raíz, talhado para que possa usar o website para usar mais vendas.


O QUE É O SEO


A otimização de websites, mais conhecida por SEO (Search Engine Optimization), consiste em implementar as melhores práticas que levam o website a destacar-se nos motores de pesquisa (como Google ou Yahoo) de forma gratuita e perante o público que mais interessa. Isto leva à obtenção de vantagens competitivas que lhe permitem usar o website para gerar mais vendas. Resumidamente, é um conjunto de ações em vários níveis da estrutura do site, com várias fases e que visam o aumento do retorno obtido por via deste meio, garantindo que a página aparece nos primeiros resultados de pesquisa quando os utilizadores estiverem a pesquisar pelas palavras-chave que utilizamos no SEO. Uma boa otimização levará o seu website a aparecer nos primeiros lugares de pesquisa e obter melhores resultados até em campanhas pagas. Claramente, se tiveres em atenção o SEO, estás no bom caminho para aprender como usar o website para gerar mais vendas.



O QUE SÃO LINKS PATROCINADOS


Utilizando plataformas de gestão de anúncios como o Google Ads ou Facebook Ads, podemos fazer campanhas por um valor bastante baixo, pagando por cada clique ou por ação pré-definida. Para aplicar uma boa estratégia de links patrocinados, é necessário analisar previamente a marca e o público-alvo antes de usar o website para gerar mais vendas. Uma das grandes vantagens destes anúncios é o facto de permitirem uma segmentação detalhada do público. Isto faz com que haja muito maior eficiência nos gastos com publicidade. Quando pesquisa por determinada keyword, estes anúncios aparecem no topo dos resultados das pesquisas, com a identificação de que se tratam de anúncios. Esses são os links patrocinados e é fundamental saber como tirar partido dos mesmos para usar o website para gerar mais vendas.



10 DICAS SOBRE COMO USAR O WEBSITE PARA GERAR MAIS VENDAS


Agora que estão consolidadas as bases e conceitos, ficam algumas dicas sobre como usar o website para gerar mais vendas.

  1. Instala o Google My Business Com o site criado, este é o primeiro passo que vai ajudar a que tua empresa apareça nas pesquisas com todas as informações relevantes. Podes editar o horário, descrição, intervalo de preços e até adicionar conteúdos multimédia. Com a conta verificada através da morada, os teus clientes irão poder ver nos resultados das pesquisas a localização da loja e solicitar direções, ligar para o telemóvel ou enviar e-mail diretamente. Esta é uma forma de usar o website parar gerar mais vendas sem que o cliente tenha sequer que visitar a página.

  2. Instala o Google Analytics Com o fim de analisar o tráfego no website e a qualidade do mesmo, o google analytics é a ferramenta gratuita mais usada e com mais funcionalidades. Esta ferramenta pode ser configurada com o website e com os anúncios do google ads de forma a monitorizar a origem, comportamento e características do público que interage. Para muitos, é indispensável a usar o website para gerar mais vendas.

  3. Investe no SEO Agora que já sabes o que é, não percas tempo. Investe na aprendizagem desta estratégia ou contrata algum profissional especializado, para começar a levar o teu público para o teu site.

  4. Cria campanhas de funil de vendas com o website Tirando partido dos dados retirados em anúncios ou no Google Analytics, podes criar públicos personalizados e, assim, direcionar um anúncio específico para um utilizador que interagiu de forma específica com o teu site ou anúncio. Este tipo de campanhas são necessárias ao usar o website para gerar mais vendas

  5. Utiliza CTA's (Call To Action) Aliados à estrutura, design, copywriting e user experience, os bons CTA's (botões de ação) conseguem converter visitantes em leads ou clientes.

  6. Cria uma área de login Já pensaste que poderias enviar ofertas exclusivas, obter feedbacks e, acima de tudo, conhecer melhor o teu público através do website? Criando uma área de cliente podes fazer estratégias de recuperação de carrinhos perdidos, enviar notificações de ofertas e utilizar as informações obtidas para usar o website para gerar mais vendas.

  7. Cria uma loja online Sim, esta é fácil. Se o produto pode ser vendido online, deve ser vendido online. Utilizando plataformas de e-commerce de baixo custo (como o Wix, Shopify ou algumas versões do Wordpress), consegues facilmente começar a vender sem necessidade de te deslocares.

  8. Cria um blog Para estratégias de SEO, por exemplo, é essencial conter texto relevante e trabalhado. Além disso, oferecer curiosidades e tutoriais ao público também é uma boa forma de criar valor e usar o website para gerar mais vendas.

  9. Obtém dados para futuras campanhas Através da criação destas dinâmicas e da análise dos dados, certamente irás obter informação preciosa para aplicar no marketing digital da empresa. Se possível, procura encontrar formas discretas e mais eficazes de obter dados que são relevantes para o teu negócio, com o consentimento do utilizador.

  10. Cria eventos Começa a divulgar um evento de como comprar ou utilizar o produto da tua empresa no website! Aproveita a plataforma e o tráfego para direcionar os utilizadores e usar o website para gerar mais vendas.



EXEMPLOS REAIS


Por onde começamos? Amazon? E-bay? Dott? Já muitas empresas sabem como usar o website para gerar mais vendas. A verdade é que vender online é tão lucrativo que houve espaço para o surgimento de "super hiper mega mercados" na internet.

São empresas que criam uma plataforma centralizada onde outras empresas ou fabricantes podem vender diretamente os seus produtos ao consumidor. Aquilo que todas estas empresas têm em comum? Sabem perfeitamente como usar o website para gerar mais vendas e ganham sobre transações de marcas próprias, de outros vendedores, vendas de dados e ainda publicidade! Se, ainda por cima, a tua empresa já tem um website, talvez esteja na hora de o "pôr a render".



CONCLUSÃO


Para concluir, lembra-te sempre que o marketing digital é baseado em dados. Ninguém sabe realmente o que resulta melhor até testar diferentes opções e comparar.

Algo como usar o website para gerar mais vendas pressupõe um plano extenso, extremamente analítico e uma postura ativa. Não basta criar o anúncio ou site e esperar que as vendas apareçam sozinhas.

Aprende como levar os teus potenciais clientes ao teu website e a fazer com que comprem. Para isso, é fundamental uma boa análise, um bom planeamento e capacidade de adaptação às circunstâncias. Mantém os teus conteúdos atualizados, testa e reformula até chegares ao objetivo pretendido.

Caso precises de algum acompanhamento para arrancar ou profissionais especializados, entra em contacto connosco! Nós ajudamos-te a usar website para gerar mais vendas.

Telefone: +351 967863367