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Como gerar vendas online: os 3 melhores métodos

Desta vez pegamos o touro pelos cornos!

De uma forma geral analisamos aquilo que deve ter em conta para gerar vendas online.


- Transição Digital

- Loja Física vs. Loja Online

- Construir as estratégias de e-commerce

- 3 métodos para vender online

- Conclusão





TRANSIÇÃO DIGITAL



Dado o momento que atravessamos, com a expansão e "democratização" da internet, o processo de integrar tecnologia digital em todos ou vários processos da empresa exige mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. Para aproveitar melhor as tecnologias emergentes e a sua rápida expansão nas atividades humanas, uma empresa precisa de se reinventar, transformando e tornando mais eficientes os seus processos.


No momento, uma das maiores tendências está no aproveitamento da oportunidade de vender online. E isto aplica-se a praticamente todos os tipos de empresas, produtos ou serviços.


Logicamente, as empresas com loja física também podem gerar vendas online.



LOJA FÍSICA vs. LOJA ONLINE



Caso ainda esteja a pensar se vai abrir uma loja online ou física, fica uma dica. Começar a vender online implica muito menos burocracia. Uma loja de e-commerce (ou loja online), é uma plataforma comércio eletrónico, isto é, toda a modalidade de transação comercial de compra e venda realizada através da internet com o uso de um equipamento eletrónico. Mas, nenhuma marca começa do nada e seja qual for o caminho, nunca é fácil. Na verdade, ter um negócio de e-commerce rentável é o sonho de muitos empreendedores que veem no mundo online uma oportunidade única para fazer crescer o seu negócio. No entanto, como em tudo o que é realizado com sucesso, existe um forte planeamento e acompanhamento contínuo. É necessário formalizar o processo de compra, registar todos os fluxos e calcular o retorno sobre o investimento. No e-commerce não é diferente, entrar nesse mundo virtual levanta novos desafios, pelo que é necessária uma preparação e acompanhamento sérios e demorados.



CONSTRUIR AS ESTRATÉGIAS DE E-COMMERCE



Antes de iniciar qualquer atividade de promoção do seu produto/serviço online, tal como funciona offline, devemos seguir alguns passos, básicos mas essenciais para a definição de uma estratégia adequada às necessidades e possibilidades da sua empresa.


Checklist para construção de uma estratégia de e-commerce:


  • Identificar o Público-Alvo

  • Estudar a Concorrência

  • Identificar os possíveis pontos de contacto com o público

  • Identificar o seu fator de diferenciação

  • Definir os objetivos que se pretende atingir

  • Identificar as métricas a avaliar

  • Construir os conteúdos e páginas

  • Definir o orçamento de promoção/comunicação da marca


Quanto mais tempo e detalhe dedicamos a cada um destes pontos, melhores resultados podemos esperar.


E atenção! Como qualquer estratégia, não devemos esquecer-nos de acompanhar os resultados a adaptar consoante os mesmos.