Como gerar tráfego orgânico ... no website

Hoje vamos mostrar como aumentar o tráfego do seu website de forma totalmente orgânica!

Para saber como o fazer, vamos abordar os seguintes pontos:


  1. Para que serve o tráfego no seu website?

  2. Como aumentar o tráfego orgânico no website da sua empresa?

  3. Criar um funil de Tráfego Orgânico

  4. Conclusão

Não há como fugir, pois não? Por onde quer que estejamos a consumir conteúdo online, estamos sempre a deparar-nos com campanhas, páginas ou simples conteúdos de empresas. E não te enganes - para a maioria destas empresas, a presença online traz mesmo algum retorno. Ora, a base de qualquer estratégia de comunicação online tem por trás um bom website, capaz de transformar visitantes em clientes.

PARA QUE SERVE O TRÁFEGO ORGÂNICO NO SEU WEBSITE


Bem, como vimos, o website é a base para fazer vendas online. Um site intuitivo, rápido e que oferece precisamente aquilo que o utilizador procura (por vezes sem o saber) é a ferramenta que converte um qualquer desconhecido em mais um cliente para a sua empresa. Assim sendo, o sonho de qualquer empreendedor digital é conseguir ter visitas no site sem precisar de pagar muito por isso. Por este motivo, e porque é a solução "mais simples", as empresas acabam por começar, muitas vezes, pelo fim. Ou seja, começam pelos anúncios pagos. Atenção, não estamos, de forma nenhuma, a desvalorizar as boas campanhas pagas que tanto lucro trazem às empresas. Mas a verdade é que a forma mais barata e exequível de aumentar o tráfego e manter os utilizadores no website é através do SEO: Otimização para Motores de Busca. Com a implementação de boas práticas de SEO (que vêm desde a construção do site) conseguimos aumentar o tráfego e conversão no website sem precisar de pagar nada - ou seja, de forma orgânica! Além disso, este tipo de boas práticas irão ajudá-lo, também, no momento em que quiser lançar as suas campanhas pagas - já terá um website muito mais otimizado para os termos de pesquisa do seu público, bem organizado e já com algumas visitas (o que vai ajudá-lo a gastar menos dinheiro em anúncios, resumidamente.

COMO AUMENTAR O TRÁFEGO ORGÂNICO NO WEBSITE DA SUA EMPRESA

A otimização para motores de busca é, para não haver dúvidas, um trabalho longo e complexo, que nunca está totalmente concluído. Mas a recompensa deste trabalho é altamente gratificante no médio-longo prazo, quando começamos a ver os resultados. Seguem 8 formas aumentar o tráfego orgânico do website da sua empresa:

  1. Otimizar a estrutura do Site O primeiro impacto de alguém quando "aterra" num website, além da nota visual, é a experiência de utilização - o utilizador valoriza um website fácil de navegar e onde pode facilmente aceder ao conteúdo que procura.

  2. Incorporar as Keywords de forma correta Se nós queremos que o público certo esteja atento ao nosso conteúdo, devemos utilizar as keywords definidas ao longo do website (menus, títulos, imagens) - isto mostra ao google que o site é de facto relevante para quem pesquisa essas keywords.

  3. Criar um site responsivo e otimizar para o mobile É fundamental, em 2021, que o seu site seja fácil de aceder e utilizar a partir de um smartphone - é onde a maior parte dos utilizadores gasta mais tempo. Além disso, deve manter o site rápido e responsivo, pois o tempo de atenção para cada assunto é cada vez menor na maior parte das pessoas.

  4. Fazer Link Building Crie hiperlinks dentro do seu próprio website ou artigo, utilizando certas palavras ou temas para remeter a conteúdo já produzido por si

  5. Produzir marketing de conteúdo. Cada vez mais, o público necessita de sentir confiança nas marcas, seja através conteúdo que lhe interessa ou até uma amostra grátis - aplica-se a lei do dar receber.

  6. Introduzir CTA's Inclua frases chave ou botões que levam o utilizador a realizar alguma ação - enviar e-mail; pedir orçamento; etc.

  7. Otimizar os URL's O nome do artigo ou keyword que pretendemos alavancar deve estar explícito na url da página.

  8. Trabalhar as referências externas Colocar links nas redes sociais ou colaborar com outros blogs são algumas das formas de trazer tráfego a partir de outros sites, algo que o Google valoriza (e muito!).

Estes são alguns passos que pode começar já a dar rumo ao aumento do tráfego no seu website.

CRIAR UM FUNIL DE TRÁFEGO ORGÂNICO

Para que percebam melhor como funciona a otimização para aumento do tráfego, vamos exemplificar aqui um tipo de estratégia para conseguir aumentar o tráfego orgânico utilizando as práticas enunciadas. Antes de mais nada: - Um funil de tráfego orgânico é uma estratégia de marketing digital com várias fases e com o objetivo de aumentar o tráfego de um website de forma orgânica. Este funil deve ser desconstruído em 5 fases principais:

  1. Perceber quais as pesquisas que os utilizadores estão a fazer para escolher as melhores keywords

  2. Pesquisar e identificar keywords de "cauda longa" (frases de 3 a 4 palavras)

  3. Encontrar os títulos que resultam e fazer um ainda melhor

  4. Pesquisar resultados sobre o tema e lançar conteúdo único

  5. Produzir conteúdo interativo e partilhável de forma consistente

Fica a sugestão para um caminho que podem seguir na construção da vossa estratégia de aumento de tráfego orgânico.

CONCLUSÃO

Comece agora! No marketing digital, todos os resultados partem da formulação de hipóteses e validação das mesmas. Comece por conceber uma estratégia e execute-a de forma consistente - repito, o processo nunca fica totalmente concluído (pelo menos enquanto pretender trazer tráfego para o seu site). Inspire-se também no que outras organizações de sucesso fazem e crie o seu próprio plano de conteúdos originais. Se não tiver uma equipa para o ajudar a concretizar este objetivo, contacte especialistas. Fale connosco: geral@rec.pt | +351 967 863 367