Como gerar tráfego orgânico ... no Instagram

  1. Porquê otimizar e aumentar a audiência no Instagram?

  2. Primeiros passos

  3. 7 Formas de crescer organicamente

  4. O que não deves fazer para crescer no Instagram

  5. Conclusão

As redes sociais são cada vez mais utilizadas para comunicação, entretenimento, compras e vendas. Para muitas pessoas, o Instagram além de ser um álbum de fotos, onde os acontecimentos da sua vida são compartilhados, também se tornou uma ferramenta de divulgação e trabalho. Por isso, é importante saber como crescer no Instagram em 2021.





Porquê otimizar e aumentar a audiência no Instagram?

Hoje em dia é claro que, com XXXX milhões de utilizadores diários em todo o mundo, o Instagram é uma ferramenta de comunicação poderosíssima. Tanto a nível pessoal, para interagir e partilhar experiências, como a nível comercial, representando hoje em dia um forte fator de desenvolvimento de negócios nos mais diversos setores. Sejam influencers, artistas, empreendedores ou artistas, todos podem e devem tirar partido desta rede social em 2021. Após identificarmos o nosso público alvo, é necessário procurar alcançar o máximo de pessoas dentro desse target e conseguir converter o máximo dessas pessoas em clientes - com conteúdo regular, atrativo e eficaz. Precisamente para trazer mais conteúdo e mais utilizadores para a plataforma, o Instagram disponibiliza, cada vez mais, ferramentas de negócio que munem as empresas com mais dados e funcionalidades para potenciar as campanhas que estas executam. Por exemplo: a criação de uma loja dentro da rede social; a dashboard do facebook business, apenas disponível para contas comerciais; estatísticas mais detalhadas para contas comerciais; contas verificadas; botão para website, etc. E estes recursos também podem ser muito úteis para aquilo que vamos falar hoje: crescer de forma orgânica. Ou seja, crescer sem pagar anúncios!

Primeiros passos

Antes de mais nada: identificar o público alvo e estabelecer objetivos. O marketing digital não é uma questão de sorte, magia ou dom especial. Baseia-se, sim, em análise, planeamento, execução e otimização. Hoje em dia vemos, também, a importância da oferta. No meio de tanta concorrência, o público procura as marcas que lhe acrescentam valor e confiança. Por este motivo E, tal como no marketing em geral, trata-se de estratégia:


  • definir objetivos gerais e objetivos mensuráveis (ex,: tráfego no website; vendas; aquisição de leads);

  • definir objetivos mensuráveis através das métricas de que dispomos (seguidores; mensagens; visitas ao website; partilhas; comentários);

  • Identificar o público alvo e o seu comportamento na rede social (ex.: que tipo de conteúdos segue ou interage; temas que são relevantes para ele)

  • Planear uma estratégia (plano editorial; identidade visual; número de publicações)

  • Executar

  • Otimizar

Repito: otimizar! Lançar uma estratégia tal e qual como foi prevista e deixá-la andar por si é como juntar todos os ingredientes da receita numa panela e passado duas horas ir ver se está pronto. Ou seja, quase de certeza que não resulta. É, então, necessário analisar os resultados, perceber o que funciona e o que não funciona, e o porquê. A partir daí, podemos sim tirar conclusões e ajustar a nossa estratégia à realidade.

7 Formas de crescer organicamente

Perfeito, já sabes o que tens a fazer. Inevitavelmente, terás já alguma ideia do tipo de conteúdos que gostarias de ter associados à tua marca e até já viste algumas coisas engraçadas no instagram que gostavas de fazer. Ao longo dos anos, fruto da experiência em marketing digital e, mais especificamente, nas redes sociais, conseguimos identificar alguns processos e tarefas que conseguem ajudar os nossos clientes a exponenciar o seu negócio através do Instagram - sem pagar nada! Deixamos aqui uma lista de 7 estratégias que deves aplicar já:

  1. Estudar o público

  2. Publicar conteúdo que acrescenta valor para o público

  3. Procurar partilhas e comentários

  4. Escrever boas descrições

  5. Criar giveaways

  6. Utilizar Hashtags

  7. Publicar Instagram Reels

A aplicação correta e em grande escala de qualquer estratégia de Instagram requer uma complexidade de tarefas específicas. Sabemos que fazer tudo isso requer tempo, dedicação e exepriência. Para o ajudar, contrate especialistas na área.

O que não deves fazer para crescer no Instagram

Existem inúmeros atalhos que o algoritmo do Instagram deteta e, para bem do bom conteúdo, decide punir quem os utiliza:

  • Comprar seguidores

  • Seguir toda a gente

  • Vender de forma bruta ou desonesta

  • Ignorar os comentários e as mensagens

Não faças nenhuma destas ações!

Hoje em dia, até os teus seguidores reparam nesse tipo de atividade estranha a acontecer na conta.

Conclusão

Acima de tudo, na hora de criar os conteúdos, a honestidade, humanização e missão que estão por trás é o mais importante. Os utilizadores são pessoas como nós e não se deixam enganar facilmente. Planeie e torne-se relevante! Fala connosco para te ajudarmos a potenciar as redes sociais do teu negócio! E-mail: geral@rec.pt Tlmv: +351 967 863 367