Como gerar mais leads: 5 passos para começar agora


Se estás a desenvolver um negócio e à procura de mais clientes, precisas de uma ferramenta fundamental: as leads.


As leads representam potenciais clientes para a tua empresa, mas esse é um conceito que exploraremos mais à frente.

  1. O que é uma lead

  2. Qual é a importância de gerar leads qualificadas

  3. 5 passos para gerar mais leads

  4. Exemplos de conteúdo

  5. Conclusão


O QUE É UMA LEAD




Uma lead é, simplesmente, um potencial consumidor que demonstrou interesse na tua empresa/produto/serviço de alguma forma.


Alguém que se registou no website, fez download de um ficheiro, preencheu um formulário ou fez um teste do produto, são alguns exemplos de leads.


Dentro das leads, aquelas que te interessam são as qualificadas - ou seja, as que preenchem determinados requisitos para serem teus clientes.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE GERAR LEADS QUALIFICADAS

Estas leads representam, portanto, potenciais clientes para o teu negócio. Logicamente, se não existirem leads é muito difícil entender a persona do público-alvo e identificar oportunidades de negócio, dificultando o trabalho comercial. Quantas mais leads tiveres, maior chances terás de fazer crescer as vendas e a dimensão da tua empresa. Para aproveitá-las, precisas de receber o seu contacto ou e-mail para, por exemplo, enviar promoções e convites para eventos.

5 PASSOS PARA GERAR MAIS LEADS

Importa realçar que o termo lead se aplica em empresas de todos os setores e dimensões! Aqui, escolhemos as 5 principais etapas que deves ter em conta no processo de montar uma estratégia de geração de leads:

  1. Definir Objetivos

  2. Definir Público-Alvo

  3. Delinear um plano de ação

  4. Criar conteúdo relevante para potenciais clientes

  5. Otimizar a performance das estratégias

EXEMPLOS DE CONTEÚDO

Existem vários tipos de conteúdo que podemos utilizar para atingir potenciais leads. Devemos sempre ter em conta que o conteúdo que estamos a produzir terá de acrescentar algum valor à pessoa que o está a ver, como partilhar informações relevantes acerca de um assunto relacionado com o produto ou serviço da tua empresa. Estes são alguns exemplos:

  • Vídeos

  • Tutoriais

  • Infográficos

  • Webinars gratuitos

  • E-books

  • Downloads de conteúdo exclusivo

CONCLUSÃO

Como em todas as atividades de marketing, é essencial construir um plano de ação para poder agir atempadamente e executar as estratégias com preparação. Nunca esquecer: aplica a lei do retorno - oferece conteúdo de qualidade aos teus clientes em troca de um contacto ou subscrição gratuita. Estas estratégias aplicam-se a empresas de todos os setores e dimensões! Aconselhamos, de qualquer forma, o recurso a profissionais especializados para campanhas mais eficientes e impactantes. Se necessitares desse tipo de suporte, entra em contacto connosco! geral@rec.pt