Aproveita o verão: 7 tendências do marketing digital em 2021

Não é novidade que a tecnologia, a sociedade e o próprio marketing evoluem cada vez mais depressa.


Nisto, e ainda no rescaldo da pandemia que abalou um mundo inteiro, o marketing digital tem vindo, cada vez mais, a ganhar destaque.


Nesse sentido e, numa altura em que está a chegar o Verão (uma época perfeita para aproveitar para aumentares as tuas vendas), analisamos algumas das tendências de Marketing Digital para o que sobra de 2021!





  1. Live Content

  2. Conversação com o cliente

  3. Micro Influência

  4. Marketing de Conteúdo

  5. Big Data

  6. User Generated Content

  7. Mobile Marketing

CONTEÚDO EM LIVE-STREAM



O último ano serviu também para revelar potenciais game-changers na forma como as pessoas comunicam e/ou interagem.


Nesse sentido, os eventos de Streaming em Direto assumiram um papel preponderante, surgindo como alternativa a eventos presenciais mas também criando uma nova necessidade de interação online.


Este tipo de evento é totalmente online, pode ser transmitido em várias plataformas e pode incluir as mais variadas formas de interação que a imaginação permite!

Podem ser até vendidos bilhetes, personalizados os acessos e produzir um evento com várias salas simultâneas.


As vantagens principais deste tipo de evento são:

  1. Redução de Custos

  2. Público de qualquer lugar

  3. Atingir novos públicos

  4. Adaptação a todos os formatos

  5. Interação com a audiência

  6. Menor tempo de preparação

  7. Análise de dados em tempo real.



CONVERSAÇÃO COM O CLIENTE



Chatbots ou assistentes virtuais já não são propriamente uma novidade, com o Whatsapp empresarial a ganhar cada vez mais destaque. Ainda assim, pela cada vez maior adesão a este tipo de estratégias por parte das grandes empresas, vemos hoje que estas ferramentas se estão a tornar imprescindíveis. Estas ‘janelas de conversação’ permitem estabelecer uma relação sólida entre a marca e o consumidor, dando uma resposta pronta e rápida às necessidades do cliente.

As principais vantagens dos chatbots são:


  • Redução de custos

  • Maior produtividade

  • Rapidez na resposta

  • Atendimento eficiente

  • Relação com os clientes



MICRO INFLUÊNCIA


Os influencers, já é sabido, constituem hoje um dos principais pontos de contacto e influência entre marcas e consumidor. Podem ser divididos em várias categorias consoante a sua influência (medida em seguidores, interações, etc.) de entre as quais os Micro-Influenciadores têm ganho destaque. Isto porque têm um alcance suficiente para gerar impacto e ao mesmo tempo um público restrito que permite uma maior proximidade com o público. As principais características de um micro-influencer são:

  • Número de seguidores (1.000 – 100.000) de um público que efetivamente interage e se interessa pelos conteúdos.

  • Identificação do público com o conteúdo partilhado

  • Proximidade com a audiência

  • Estabelece nichos de mercado

  • Custos mais reduzidos

Uma estratégia que engloba vários micro-influencers cujo público está direcionado será muito mais eficaz do que um macro-influencer muito influente mas sem adequação do público com os conteúdos partilhados.



MARKETING DE CONTEÚDO

Apesar de já não ser uma novidade, a tendência é para que o marketing de conteúdo se continue a assumir uma das abordagens mais eficazes no Marketing Digital. Esta é um dos mais eficientes "iscos" para atrair o público. É também através dos conteúdos que a marca demonstra a sua autoridade em determinado tema e esclarece questões que os clientes possam ter. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides são alguns exemplos de marketing de conteúdo. Destacam-se também os conteúdos lançados nas redes sociais.

BIG DATA

A gestão de dados é um dos meios mais importantes para tomar decisões em relação a estratégias da empresa no curto e longo prazo. Os dados mais utilizados são aqueles relacionados aos consumidores, que dão à empresa a oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e adaptar-se às necessidades dos clientes. Assim, em tempo-real, as empresas conseguem entender e servir melhor o consumidor, mantendo-as sempre no sítio certo, à hora certa. De acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC), o investimento em recolha de dados deverá crescer cerca de 50% no próximo ano. Esta tecnologia é, sem sombra de dúvida, um dos maiores aliados do Marketing Digital.


USER GENERATED CONTENT



Cada vez mais as marcas entendem o poder de infuência do consumidor comum, criador e seguidor de trends que se tornam exemplo para outros consumidores. Na verdade, as pessoas confiam mais em outras pessoas nas quais se reveem - o consumidor comum é mais autêntico, próximo e confiável.

Assim, incentivar a criação de conteúdo por parte dos consumidores comuns é uma excelente estratégia para alcançar o seu público-alvo. Pode fazê-lo através de giveaways, challenges, partilha de comentários ou reviews, etc.

Os consumidores gostam, não só, de seguir as experiências dos outros, como também de partilhar as suas próprias experiências.


MOBILE MARKETING

Dentro dos utilizadores de internet, cerca de 94,6% utilizam o telemóvel para ficar online. Por isso, cada vez mais empresas investem em páginas rápidas, atraentes, e responsivas no telemóvel para atingir melhores resultados nas suas estratégias de marketing digital.

Com o objetivo de, precisamente, tornar a navegação em dispositivos móveis mais segura e rápida, a Google Desenvolveu a tecnologia AMP ( Accelerated Mobile Pages ) - páginas aceleradas para dispositivos móveis.