Não é novidade que a tecnologia, a sociedade e o próprio marketing evoluem cada vez mais depressa.
Nisto, e ainda no rescaldo da pandemia que abalou um mundo inteiro, o marketing digital tem vindo, cada vez mais, a ganhar destaque.
Nesse sentido e, numa altura em que está a chegar o Verão (uma época perfeita para aproveitar para aumentares as tuas vendas), analisamos algumas das tendências de Marketing Digital para o que sobra de 2021!

Live Content
Conversação com o cliente
Micro Influência
Marketing de Conteúdo
Big Data
User Generated Content
Mobile Marketing
CONTEÚDO EM LIVE-STREAM
O último ano serviu também para revelar potenciais game-changers na forma como as pessoas comunicam e/ou interagem.
Nesse sentido, os eventos de Streaming em Direto assumiram um papel preponderante, surgindo como alternativa a eventos presenciais mas também criando uma nova necessidade de interação online.
Este tipo de evento é totalmente online, pode ser transmitido em várias plataformas e pode incluir as mais variadas formas de interação que a imaginação permite!
Podem ser até vendidos bilhetes, personalizados os acessos e produzir um evento com várias salas simultâneas.
As vantagens principais deste tipo de evento são:
Redução de Custos
Público de qualquer lugar
Atingir novos públicos
Adaptação a todos os formatos
Interação com a audiência
Menor tempo de preparação
Análise de dados em tempo real.
CONVERSAÇÃO COM O CLIENTE
Chatbots ou assistentes virtuais já não são propriamente uma novidade, com o Whatsapp empresarial a ganhar cada vez mais destaque. Ainda assim, pela cada vez maior adesão a este tipo de estratégias por parte das grandes empresas, vemos hoje que estas ferramentas se estão a tornar imprescindíveis. Estas ‘janelas de conversação’ permitem estabelecer uma relação sólida entre a marca e o consumidor, dando uma resposta pronta e rápida às necessidades do cliente.
As principais vantagens dos chatbots são:
Redução de custos
Maior produtividade
Rapidez na resposta
Atendimento eficiente
Relação com os clientes
MICRO INFLUÊNCIA
Os influencers, já é sabido, constituem hoje um dos principais pontos de contacto e influência entre marcas e consumidor. Podem ser divididos em várias categorias consoante a sua influência (medida em seguidores, interações, etc.) de entre as quais os Micro-Influenciadores têm ganho destaque. Isto porque têm um alcance suficiente para gerar impacto e ao mesmo tempo um público restrito que permite uma maior proximidade com o público. As principais características de um micro-influencer são: