A Corrida Digital

Com o termo transformação digital a ser mais utilizado do que nunca, importa entender o conceito e as verdadeiras motivações para esta transformação por parte das empresas, transformação essa que se está a tornar uma verdadeira corrida em contexto de Covid-19. O processo, iniciado há mais de 20 anos com os primeiros websites e softwares facilitadores de processos, levou, eventualmente, a uma evolução das ferramentas de suporte e a grandes melhorias de organização e eficiência dentro das organizações que as adotaram. Com a globalização e incremento da acessibilidade da internet, esta transformação começou a ocorrer a um nível de comunicação, aquisição e conversão de clientes, oferecendo formas muito mais eficientes de comunicação face ao tradicional (Tv, Flyers, Cartazes, Jornais, etc). A comunicação e articulação com o consumidor em geral ficou ainda mais facilitada com a explosão das redes sociais e das vendas online o que permite, atualmente, o conhecimento de padrões comportamentais do consumidor, permitindo saber onde os clientes gastam o seu tempo online e o caminho que percorrem até fazer uma compra. A grande referência é, neste momento, a Amazon, plataforma de vendas online que domina os processos de