A importância da Otimização de Website (SEO)



INTRODUÇÃO

A Internet veio alterar a forma como comunicamos, criamos e interagimos uns com os outros. Nos últimos anos - e com a contribuição de uma pandemia que obrigou toda a gente fechar-se em casa - a utilização de plataformas online ganhou ainda mais importância. Estamos no meio de uma revolução digital? Sim, e já quase toda a gente se apercebeu. Dentro do meio digital online, os websites são a forma mais comum de partilhar conteúdos, interagir com os outros e adquirir bens e serviços. Na verdade, o website é mesmo a base para a comunicação online de qualquer marca. Mas muita gente ainda se pergunta, exatamente, para que serve o site e o que se pode ganhar com isso.




PARA QUE SERVE UM WEBSITE

Diariamente, milhares de milhões de pessoas utilizam a internet para comprar, vender, criar relações e pesquisar sobre qualquer assunto. Para ser visto por essas pessoas deve, basicamente, criar um website e implementar estratégias de marketing digital. Pode utilizar o website como loja, fonte de informação, contacto ou reputação para gerar negócios. Um exemplo claro do benefício do website para o negócio: o utilizador, quando está interessado em comprar algum produto ou serviço, pesquisa online pelas melhores opções. O objetivo de qualquer empresa é aparecer na pesquisa do utilizador (1º) e convencê-lo a comprar o seu produto (2º). Claramente, todos os negócios - e não só - podem encontrar bons motivos para criar o seu website.


O QUE É A OTIMIZAÇÃO (SEO)

A otimização de websites, mais conhecida por SEO (Search Engine Optimization), consiste em implementar as melhores práticas que levam o website a destacar-se nos motores de busca (como Google ou Yahoo) de forma gratuita e perante o público que mais interessa. Isto leva à obtenção de vantagens competitivas. Resumidamente, é um conjunto de ações em vários níveis da estrutura do site, com várias fases e que visam o aumento do retorno obtido por via deste meio, no médio-longo prazo. Uma boa otimização levará o seu website a aparecer nos primeiros lugares de pesquisa e obter melhores resultados até em campanhas pagas. Mas atenção: a otimização é um processo contínuo que depende de um acompanhamento de métricas e atualização dos conteúdos. A palavra-chave é consistência.


PORQUÊ OTIMIZÁ-LO

Por ser uma porta de entrada para potenciais clientes, é necessário criar um visual apelativo, conteúdo relevante e uma estrutura capaz de converter. Assim, como numa loja física, quanto mais atenção dá ao detalhe, melhor é a experiência do visitante. Isto aumenta a probabilidade de vender e de fidelizar clientes. É necessário entender o comportamento dos seus potenciais clientes, onde eles estão e o que procuram.

COMO OTIMIZAR

É mais simples do que parece. Como qualquer trabalho, exige dedicação e atenção ao detalhe. O propósito de um motor de pesquisa (como o Google) é entregar resultados de alta qualidade e relevância para aquilo que o utilizador está à procura. É uma lógica que está incutida no algoritmo do motor, pois é isso que faz as pessoas utilizarem esses motores de pesquisa.

Assim, o algoritmo analisa o conteúdo e estrutura dos sites disponíveis para avaliar fatores como a velocidade, facilidade de navegação, "match" de keywords com a pesquisa, histórico de ações de outros utilizadores e muitos outros fatores.

Assim, acabam por se destacar os websites que conseguem solucionar melhor os problemas dos utilizadores e oferecer uma boa experiência de utilização (bonita e intuitiva). Esses, aparecem nos primeiros lugares quando efetuar uma pesquisa acerca daquilo que a empresa oferece. Existem inúmeras técnicas para otimizar a sua página, sendo que os objetivos gerais são incrementar:

  • Relevância: priorizar os temas de maior interesse do público e entregar uma resposta de valor às suas pesquisas;

  • Conteúdo: produzir conteúdo de valor, apelativo e que resolva as dúvidas dos utilizadores;

  • Autoridade: ser uma referência para os usuários e os motores de busca.

Mas, exatamente, onde devemos aplicar estas estratégias de otimização?

  • No próprio site (on-page) Produzir conteúdos, de texto e imagem, que sejam relevantes e informativos, tanto para os motores de pesquisa como para os utilizadores humanos.Este é um trabalho detalhado e deve procurar um equilíbrio entre o objectivo de ranking nos motores de pesquisa e a qualidade dos conteúdos oferecidos aos clientes.

  • Fora do site (off-page) Construindo uma rede de links externos, que reforçam a popularidade do site, algo que o valoriza perante os motores de pesquisa. Quanto mais e de melhor qualidade forem os links externos – ligações a partir de outros sites para o da sua empresa, artigos, redes sociais ou imprensa - melhor será a posição do seu website nos resultados das pesquisas.

REPERCUSSÕES NO CRESCIMENTO DO NEGÓCIO

A implementação de estratégias de otimização e marketing digital no seu website terá, a longo prazo efeitos impactantes sobre a sua empresa. Uma posição nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa pode-se traduzir em:

  • Maior visibilidade junto dos utilizadores

  • Mais visitas ao seu website

  • Credibilidade e imagem reforçada

  • Potencial comercial mais elevado

Estas são vantagens claras que potenciam o crescimento das empresas.

CONCLUSÃO

Está claro que não chega criar uma página na internet e pura e simplesmente não fazer nada mais do que colocar o link no seu cartão de visita. A concorrência é cada vez maior e mais sofisticada, sendo que em todos os setores existem empresas a explorar a fundo as potencialidades dos seus websites e a colher os frutos.

A base para uma boa otimização que gera resultados é o estabelecimento a priori dos objetivos que pretendemos alcançar e, gradualmente, definir e concluir tarefas simples de otimização.

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook Rec
  • Instagram - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • TikTok

Castêlo da Maia, Porto

967863367 ou 229826107

geral@rec.pt

Segunda a Sexta: 10h - 19h

Versão Store

© 2021 REC PRODUTORA PORTUGUESA. Todos os direitos reservados. | Voltar ao topo ↑