6 passos para lançar uma campanha PPC

Já aqui falamos acerca das vantagens de anunciar no Google Ads e vimos que existe bastante desconhecimento e interesse acerca de como criar anúncios nesta plataforma. Mais concretamente falando, como criar anúncios de PPC ou Pay Per Click. Estes são aqueles anúncios que aparecem no topo dos resultados de pesquisa quando estás a pesquisar sobre um produto ou serviço e nos quais o anunciante paga pelos cliques nas keywords que determinou. Assim, neste artigo com uma abordagem mais técnica, iremos explicar os principais passos para começar a usar o Google Ads para Campanhas de Pay Per Click.

  1. Criar uma Conta no Google Ads

  2. Configurar a Conta

  3. Criar uma Campanha

  4. Criar um Conjunto de Anúncios

  5. Criar um Anúncio no Google Ads

  6. Acompanhar & Otimizar

CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS

Começa por pesquisar "Google Ads" no teu motor de busca. De seguida, entra no site e clica em "Começar Agora".

CONFIGURAR A CONTA

Após criares a tua conta, e por defeito, o Google pede que preenchas todas as informações que necessita para criares a primeira campanha. Entre elas, estão os objetivos, pontos de venda, website, nome da empresa, etc.

Como podes ver na imagem, permite também alternar para o "modo especialista". Caso seja a tua primeira vez ou tenhas pouca experiência em anúncios, recomendamos que utilizes o método por defeito - mais simples e intuitivo, ajuda-te a entender melhor os parâmetros que podes gerir nos teus anúncios. Aqui irás criar diretamente e de fora rápida a tua primeira campanha e anúncio. Após preencheres as informações gerais, ser-te-á pedido o link do site ou landing page para onde pretendes levar o teu público. Por fim, poderás criar o teu anúncio, segmentar idades e locais, escolher o orçamento e as keywords que pretendes alavancar. Vamos explicar-te como o fazer nos parágrafos seguintes.

CRIAR UMA CAMPANHA

Para criares os teus anúncios, a opção que te permite mais possibilidades de manuseamento dos dados e das variantes das campanhas é o "modo especialista" Por isso, ao entenderes os passos deste modo serás capaz de criar uma campanha por inteiro no Google Ads. Começa por selecionar a meta da campanha.

De seguida, seleciona o tipo de campanha, ou seja, onde os teus anúncios vão aparecer. Para campanhas de PPC, selecionamos a rede de pesquisa.

Podes também definir os locais onde os anúncios serão ativados e os idiomas do utilizadores para quem se direcionam.

Nos públicos-alvo podes selecionar um público geral com os interesses que definires ou então utilizar um público que tu próprio criaste. Esta segunda opção é particularmente útil pois permite-te direcionar anúncios para pessoas que já interagiram com os teus conteúdos - embora seja necessário primeiro instalar o pixel do Google no website e haver já uma base de interações.

Podes também optar por restringir os anúncios a esses públicos alvos ou escolher a opção "Observação" para direcionar os anúncios também para públicos semelhantes. Em "Orçamentos e Lances" podes definir um limite máximo do orçamento que pretendes gastar diariamente, bem como escolher a métrica mais relevante e na qual pretendes que os gastos do anúncio se foquem mais.

Podes, de seguida, selecionar quais as ações que geram para ti conversões. Podem ser cliques no anúncio ou compras efetuadas no site. Para personalizar as conversões deverás instalar o pixel do Google no teu website para que este possa medir as conversões. Recomendamos que atives a opção de otimização na rotação de anúncios, uma vez que vai priorizar os anúncios que estão a ter melhor desempenho dentro de cada grupo (poupa-te algumas dores de cabeça).

Com as extensões de anúncio podes adicionar, por exemplo, um botão de chamada ou um link adicional no teu anúncio.

CRIAR UM CONJUNTO DE ANÚNCIOS

Na fase dos conjuntos de anúncios, deverás selecionar as keywords para as quais pretendes licitar. Aqui, deverás ter feito um estudo prévio para perceber quais as keywords que o teu público procura e para as quais tens menor concorrência. De qualquer forma, o Google Ads permite-te pesquisar keywords que são relevantes para determinados websites concorrentes ou temas de pesquisa.

Ao adicionar as palavras-chave, deves ter em atenção o tipo de correspondência que procuras na pesquisa. Uma correspondência exata significa que só irás anunciar para quem digitar exatamente essa frase ou palavra. Assim, podes criar vários grupos de anúncios para diferentes keywords, cada um deles com vários anúncios para testares qual resulta melhor.

CRIAR UM ANÚNCIO NO GOOGLE ADS

Por último, cria os teus anúncios! Escolhe os títulos, descrições, links e URL de acompanhamento do anúncio (caso se aplique) para o(s) anúncio(s) que vais publicar! A plataforma apresenta o preview do anúncio nos diferentes dispositivos, bem como algumas dicas úteis acerca da qualidade do anúncio

Por último, adiciona os teus dados de pagamento (um cartão MBWAY serve perfeitamente).

ACOMPANHAR & OTIMIZAR

Depois de lançada a campanha, NUNCA a deixes estar sem consultar e otimizar. Diariamente, deverás verificar os resultados dos anúncios, como estão as métricas que consideraste relevantes e muitos outros fatores. Através do Google Ads e do Google Analytics poderás saber o número de cliques, impressões, conversões, chamadas (etc.) em cada campanha, anúncio e keyword! Utiliza essas informações para otimizares os gastos da campanha. Podes, por exemplo, excluir faixas etárias, localizações, horários, locais de publicação ou até palavras-chave menos eficientes. Relativamente às keywords, procura adicionar algumas negativas (palavras para as quais os anúncios não serão exibidos) como, por exemplo, "keyword gratis". Agora que sabes como funciona o processo, monta a tua estratégia antes de iniciares qualquer campanha. Se tiveres alguma dúvida ou precisares de profissionais especializados, conta connosco! Envia e-mail para geral@rec.pt ou contacta o 967 863 367