top of page

6 passos para lançar uma campanha PPC

Já aqui falamos acerca das vantagens de anunciar no Google Ads e vimos que existe bastante desconhecimento e interesse acerca de como criar anúncios nesta plataforma. Mais concretamente falando, como criar anúncios de PPC ou Pay Per Click. Estes são aqueles anúncios que aparecem no topo dos resultados de pesquisa quando estás a pesquisar sobre um produto ou serviço e nos quais o anunciante paga pelos cliques nas keywords que determinou. Assim, neste artigo com uma abordagem mais técnica, iremos explicar os principais passos para começar a usar o Google Ads para Campanhas de Pay Per Click.

  1. Criar uma Conta no Google Ads

  2. Configurar a Conta

  3. Criar uma Campanha

  4. Criar um Conjunto de Anúncios

  5. Criar um Anúncio no Google Ads

  6. Acompanhar & Otimizar

CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS

Começa por pesquisar "Google Ads" no teu motor de busca. De seguida, entra no site e clica em "Começar Agora".

CONFIGURAR A CONTA

Após criares a tua conta, e por defeito, o Google pede que preenchas todas as informações que necessita para criares a primeira campanha. Entre elas, estão os objetivos, pontos de venda, website, nome da empresa, etc.

Como podes ver na imagem, permite também alternar para o "modo especialista". Caso seja a tua primeira vez ou tenhas pouca experiência em anúncios, recomendamos que utilizes o método por defeito - mais simples e intuitivo, ajuda-te a entender melhor os parâmetros que podes gerir nos teus anúncios. Aqui irás criar diretamente e de fora rápida a tua primeira campanha e anúncio. Após preencheres as informações gerais, ser-te-á pedido o link do site ou landing page para onde pretendes levar o teu público. Por fim, poderás criar o teu anúncio, segmentar idades e locais, escolher o orçamento e as keywords que pretendes alavancar. Vamos explicar-te como o fazer nos parágrafos seguintes.

CRIAR UMA CAMPANHA

Para criares os teus anúncios, a opção que te permite mais possibilidades de manuseamento dos dados e das variantes das campanhas é o "modo especialista" Por isso, ao entenderes os passos deste modo serás capaz de criar uma campanha por inteiro no Google Ads. Começa por selecionar a meta da campanha.

De seguida, seleciona o tipo de campanha, ou seja, onde os teus anúncios vão aparecer. Para campanhas de PPC, selecionamos a rede de pesquisa.

Podes também definir os locais onde os anúncios serão ativados e os idiomas do utilizadores para quem se direcionam.

Nos públicos-alvo podes selecionar um público geral com os interesses que definires ou então utilizar um público que tu próprio criaste. Esta segunda opção é particularmente útil pois permite-te direcionar anúncios para pessoas que já interagiram com os teus conteúdos - embora seja necessário primeiro instalar o pixel do Google no website e haver já uma base de interações.