3 formas de melhorar o serviço pós-venda online

Depois de consumada a venda, começa uma nova fase da jornada do cliente para a tua empresa.


Deves agora focar-te em criar um relacionamento com os teus clientes para que eles continuem a comprar o teu produto/serviço e, quem sabe, recomendar a outras pessoas.


Neste artigo, vamos abordar 3 formas de o fazer no meio online.


  1. O que é o pós-venda

  2. A importância de um bom serviço de pós-venda

  3. 3 formas de melhorar o serviço pós-venda online

  4. Conclusão


O QUE É O PÓS-VENDA


Resumidamente, o pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um bem ou serviço. No entanto, como cada negócio tem as suas especificidades, esta definição pode ser um pouco difícil de verificar na prática. Na maioria das vendas e dependendo da sua complexidade, existe uma zona cinzenta entre o momento da venda e do pós-venda - serviços de longa duração; avenças mensais; manutenção incluída; etc. Uma definição do serviço de pós-venda mais adequada seria: Qualquer ação que se destine a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com qualquer cliente. Isto implica um atendimento de alta qualidade, focado em atender às suas necessidades, visando a fidelização e a lealdade do cliente.



A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO PÓS-VENDA

Um bom serviço de pós-venda traz inúmeras vantagens para tua empresa e para o próprio consumidor. A experiência de compra irá melhorar e a satisfação dos clientes também, gerando mais vendas! Algumas vantagens:

  • Fortalecimento da imagem da marca; proximidade com o consumidor; aumento da satisfação dos clientes; maior probabilidade de fidelizar; aumento das vendas

Atenção pois, muitas vezes, o pós-venda é um fator decisivo na escolha entre consumir na tua empresa e na concorrência.

3 FORMAS DE MELHORAR O SERVIÇO PÓS-VENDA ONLINE

Existem muitas estratégias que se podem utilizar. Aqui, apontamos algumas das mais simples de aplicar e que têm impacto suficiente para mudar o "chip" dentro da tua empresa:

  1. Estar disponível A atenção do prestador de serviços é cada vez mais valorizada pelos consumidores. Procura rapidez no esclarecimento de dúvidas, personalização na entrega do produto/ serviço e promove a humanização da sua marca.

  2. Oferecer benefícios na fidelização Oferecer um desconto na próxima compra, um cartão de pontos ou promoções e conteúdos exclusivos são algumas das formas de motivar o cliente a comprar na tua loja.

  3. Realizar questionários de satisfação Para verdadeiramente conheceres a opinião dos consumidores sobre o teu produto/serviço, desenvolve questionários no ponto de venda (online ou off-line), oferece descontos pelo preenchimento ou incentiva as reviews no google. Existem mesmo muitas formas de o fazer, sendo que deves escolher a que mais se adequa ao teu negócio.

CONCLUSÃO

Concluindo: o pós-venda é necessário e constitui um fator de diferenciação crucial. Deverá sempre ter em conta que tipo de atenção será relevante para a "persona" do consumidor (o seu público-alvo) do produto ou serviço para que os métodos aplicados se adequem. Boas notícias para quem não tem grande capacidade de investimento: pode começar por fazer questionários aos seus clientes, oferecer um desconto na próxima compra ou mostrar atenção e interesse durante todo o processo - custa muito pouco!